sexta-feira, setembro 22, 2006

Volver!

No meio do turbilhão dos dias tenho deixado passar alguns pontos que seriam de importância fulcral noutras alturas. O cinema por exemplo.
Mesmo assim ainda houve tempo para ir ver o último filme de Pedro Almodóvar: Volver.
A mestria reconhece-se desde a primeira cena, hilariante retrato de um grupo de mulheres que, em grupo, limpam frenéticamente as campas de um cemitério durante uma ventania.
Estes dois temas, o humor e a morte, são pedra de toque para um filme que não tem um dos elementos mais marcantes do realizador: a homossexualidade.
A força das imagens é marcante Penélope Cruz revela-se - a quem como eu ainda o não sabia - como uma actriz imensa, os personagens são humanos, frágeis e muito bem trabalhados como habitualmente, o sentido de humor está lá, mas apesar de tudo este é um filme menor de Almodóvar. As emoções são varridas pelo vento de uma forma ligeira, talvez ligeira demais para as temáticas abordadas, e a própria história parece mais um aglutinar de boas ideias sem um desenvolvimento muito coerente ou aprofundado.

Está, ainda assim, vários furos acima da média que se pode encontrar nas salas.

3 comentários:

polegar disse...

que é que tás aqui a fazer? hum?? vai lá, vá!!! FALTAM UMAS HORAS!! :P :P

gostei do filme, gostei da realidade nua e crua que quem, como eu, conhece das aldeias e das pequenas comunidades espanholas. reconhece-se tudo e quase se sente o cheiro da terra. fiquei com saudades da minha tia, tão Penélope.
um filme de actores (como sempre) mas desta vez com um enredo menos "mirabolante", o que lhes reforça a intensidade.

para os ferrenhos de Almodovar será, talvez, uma desilusão.
mas, como dizes, sempre acima da média :)

pronto, já me puseste a cantar outra vez...
Volveeeeeeeeer tchacatchán, tchacachán!

Mary Lamb disse...

Não vais vir aqui, claro.. Mas espero que o sábado tenha sido perfeito! E choveu e tudo!

LopesCa disse...

Eu gostei do filme :)
http://lopesca.blogspot.com/2007/03/cinema-voltar-volver.html