sexta-feira, agosto 31, 2007

Filadélfia


Com quase um milhão e meio de habitantes, Filadélfia é uma cidade que se visita a pé. A sua zona turística é diminuta, sendo o restante composto por àreas comerciais e de indústria. Em declínio acentuado, a ex-capital da nação está a debater-se com sérios problemas de pobreza e desertificação. Os pedintes são inúmeros e os prédios abandonados multiplicam-se, alguns dos quais com uma arquitectura bem interessante. É no entanto o berço dos EUA e isso sente-se em todo o lado. Carregada de edifícios emblemáticos e locais de culto, foi lá que se assinou a Declaração da Independência e se redigiu a Constituição Americana.
Para quem quer perceber o que é ser americano, como eles se vêm a si próprios e ao seu lugar na História, Filadélfia é o local a visitar. Em três dias está tudo visto, mas o City Hall, o Liberty Bell Center (onde está o famoso sino rachado), o Independence Hall (onde foi assinada a Declaração de Independência), o National Constitution Center onde há uma excelente exposição sobre a história americana e uma apresentação emocionante sobre o conceito de Liberdade e a expressão "We the People", são paragens fundamentais na descoberta de uma Nação de contradições.
Se juntarmos a isso a imperdível Eastern State Penitentiary, uma prisão em ruínas que ocupa uma manhã inteira a visitar e que é fascinante, e a busca pelos passos do Rocky (ícone presente em toda a cidade), Filadélfia torna-se uma cidade de contrastes que não justifica que se atravesse um oceano para conhecer, mas que é meritória de uma visita se estivermos naquele continente.

Sem comentários: