segunda-feira, maio 12, 2008

Iron Man

Os últimos anos têm sido abundantes em adaptações de livros de super-herois ao cinema. O desenvolvimento dos efeitos especiais digitais permitiram que estes filmes fossem mais fieis às bd's originais, dando asas verdadeiras ao Super-Homem, permitindo todas as acrobacias ao Homem-Aranha e dando aos X-Men, Quarteto Fantástico, Batman e companhia, força para destruir metade do mundo.
Eis que chega o Homem de Ferro, a mais recente adaptação da Marvel ao grande ecrã, um dos seus nomes menos amados, mas que entrou com uma força que não se via desde o Homem-Aranha. 177 milhões de dólares em dois fins-de-semana, só no mercado americano, outro tanto no resto do mundo, faz deste filme um êxito colossal, abrindo caminho para pelo menos mais duas sequelas, está prevista a primeira já para 2010.
Jon Favreau, actor cómico que já realizou um punhado de filmes, toma o leme deste Homem de Ferro, fazendo de uma forma mecânica aquilo que todos os outros filmes já tinham feito. Uma pitada de humor, acção q.b., efeitos especiais em barda e o sucesso garantido. Todo flui sem surpresas nem sobressaltos, não entusiasma nem compromete, é morno, pensado para encher o olho, mas sem muito por baixo.
Para desligar o cérebro e acompanhar sonolento.

Sem comentários: