segunda-feira, março 30, 2009

Man On Wire


Em 1974 as Torres Gémeas eram os edifícios mais altos do mundo, acabados de construir, reinavam imponentes sobre o novo skyline nova-iorquino. Para Phillipe Petit, elas eram um sonho, uma obsessão, para este malabarista, andar no arame entre as duas era uma quimera que ele tinha que atingir.
Homem no Arame, ganhou uma parafernália de prémios, entre os quais o BAFTA de Melhor Filme Britânica e o Oscar de Melhor Documentário, apesar de ser dificil olhar para este filme unicamente como um documentário. Homem no Arame é um filme de assaltos, e um excelente por sinal.
Foi considerado o crime artístico do século, e é impressionante ver como é possível realizá-lo, ficamos a conhecer cada um dos intervenientes, a sua paixão, a sua loucura, e aquilo que cada um pagou por viver um sonho.
Uma das facetas mais tocantes do filme é o próprio World Trade Center. Olhar para ele de novo, quando ainda era jovem, sabendo o seu destino trágico, desperta em nós uma melancolia instantânea e inevitável.
Creio que já saiu das salas, mas não é de perder aquando do seu lançamento em DVD, uma verdadeira aventura, emocionante, divertida, humana.

Sem comentários: