segunda-feira, março 23, 2009

The Wrestler

Premiado com o Leão de Ouro em Veneza e com uma performance laureada de Mickey Rourke, O Wrestler era um dos filmes deste ano que não queria perder.
Este é um projecto pessoal de Darren Aronofsky, que tenta fazer aqui um misto entre Rocky e O Touro Enraivecido da luta livre.
Rourke é Randy "The Ram" Robinson, estrela da luta livre "extrema" dos anos 80, que agora, em decadência, trabalha num armazém de um supermercado durante a semana e luta ao fim de semana em eventos de vão-de-escada. Está sozinho, acabado, e a única companhia é uma stripper da mesma idade que trabalha num clube que ele frequenta.
Em termos de argumento, O Wrestler é muito basilar, "paint-by-numbers" quase, a cada momento percebemos os passos seguintes que chegam sem surpresa. Mas nessa simplicidade é tocante, encontra o que de mais elementar existe em cada situação, em cada personagem, e transmite-o sem rodeios, linearmente, sem que essa linearidade seja um pecado.
Como qualquer pequena produção independente os actores têm uma importância fulcral. Marisa Tomei a mostrar nos últimos tempos que tem talento para Óscar (curiosamente quando o ganhou ninguém diria), Evan Rachel Wood também a mostrar predicados que lhe são conhecidos (pequeno mas intenso papel) e claro, Mickey Rourke, cuja ligação a esta personagem é impressionante. Quando o vemos, lágrimas nos olhos, a dizer que é um pedaço de carne acabado, que está só e que merece estar só, não sabemos quem está a falar, se Rourke se Randy "The Ram".
Um belo pequeno filme, tocante, sincero, e com uma banda sonora a condizer, onde se destaca a grande música de Bruce Springsteen, The Wreslter.

Sem comentários: