quarta-feira, março 18, 2009

Rachel Getting Married

Jonathan Demme alterna a sua carreira entre o mainstream de Hollywood com filmes como Filadélfia, O Silêncio dos Inocentes ou O Candidato da Verdade, e uma parafernália de documentários, onde a música tem um papel de destaque.
O seu último filme, O Casamento de Rachel, está no cruzamento entre estes dois mundos. Longa-metragem de ficção, é concretizada como se fosse um documentário, câmara ao ombro e uma enorme dose de improviso, num filme que retrata um fim-de-semana de casamento, e que foi planeado quase como se esse casamento realmente se realizasse. O resultado final é um drama familiar intenso, despretensioso, onde sentimos que fazemos parte daquela família, que somos mais um convidado com acesso privilegiado aos acontecimentos que se desenrolam diante dos nossos olhos.
Tudo se conjuga de forma perfeita, uma escrita aparentemente linear que nos apresenta cada personagem de uma forma casual, onde aprendemos a conhecê-los e compreender as suas dores e alegrias. Em O Casamento de Rachel há melodrama, mas a verdadeira força do filme são os pequenos dramas humanos, os gestos e rancores causados por esses dramas maiores, pelo dia a dia que se segue.
Um filme intimista como este não conseguiria sobreviver sem um leque de actores sólido, e Anne Hathaway destaca-se com uma merecidíssima nomeação para o Oscar. No entanto, apesar da estrela ser Hathaway, há que lembrar o restante elenco, que por vezes não tem cenas tão marcantes como a protagonista. Como por exemplo Rosemarie DeWitt, a própria Rachel que se casa, com um papel fabuloso de naturalidade e realismo.
Com uma banda sonora soberba, trabalho de minúcia onde a banda está constantemente a tocar ao vivo, e um trabalho de realização extremamente cuidado (apesar das muitas imbecilidades que li acusando este filme de ser igual aos filmes de férias que temos em casa), O Casamento de Rachel é um dos grandes filmes deste ano, que tem estado recheado de obras marcantes.
Quase o perdi no cinema, ainda bem que não.

Sem comentários: