sexta-feira, outubro 12, 2007

Carpe Diem

Foto de João Braz


Esteve no Teatro Camões o novo espectáculo de Bruno Cochat Carpe Diem com o próprio Bruno Cochat, Joana Furtado, Mathieu Réau, Mónica Alves, Rita Fernandes, Ruben Garcia e Ruben Santos.
Dizia a folha de sala:

"Espectáculo de dança dirigido a um público jovem e que pretende reflectir universos contemporâneos que hoje invadem territórios cognitivos das vidas de todos nós. O wrestling, os videojogos, a televisão, o sonho na sua relação com o movimento e com as artes performativas foram os temas que serviram de ponto de partida para este evento. Uma reflexão sobre a inscrição da ideia de “espectáculo” nos tempos que correm."

Como diz que disse? Ao me levantar depois de perto de uma hora espectáculo fiquei sem perceber se Cochat alguma vez foi adolescente ou se conhece alguma criança ou adolescente actualmente. De dança pouco se viu, jogos populares, novo circo, clowning, estiveram em palco a tentar fazer um pouco de tudo em vez de fazer aquilo que sabem fazer bem: dançar. É que para circo estão a milhas do que se apresenta por aí e o que vi foi banal. Em vez de um espectáculo para jovens resolveram fingir que eram uma máscara de jovens e andar, sem fio condutor nem nexo, a saltar de vulgaridade para vulgaridade, sem imagem, nem mensagem, nem sequer algo visualmente estimulante. Aliás, tinha duas crianças ao meu lado e elas reagiam apenas nas raras vezes em que a plasticidade dos corpos se notava, nos raros momentos em que a dança se sobrepunha aos pseudo-jogos. Fora isso os miudos ficavam totalmente indiferentes. É pena, a ideia era boa, mas é muito diferente falar aos adolescentes e fingir que se é um adolescente parvo a saltar à corda. É diferente abordar os temas que os afligem ou ter afirmações óbvias e batidas como fumar é mau e a televisão estupidifica.
Pela primeira vez desde há muito tempo saí do Teatro Camões a sentir-me completamente defraudado, a sentir que a Floribela tinha chegado à dança contemporânea...


Sem comentários: