segunda-feira, outubro 01, 2007

China, China & Tian bian yi duo yun

O Sabor da Melancia e China, China fazem dupla no King. O primeiro é um deprimente drama musical antecedido pela curta de João Pedro Rodrigues. Comecemos pelo filme português. Não é mau, mas também não é bom. É o chamado filme morno, não incomoda nem entusiasma. Conta a história de uma chinesa que vive em Portugal, mãe infeliz com a sua vida, rotina diária com uma reviravolta final esperada. Pouco acontece, pouco hás a dizer, mas o tempo passa.
Já o filme de Tsai Ming-liang é exactamente o tipo de coisa para que tenho andado a perder a paciência. Um actor porno reencontra uma mulher que vive no andar de baixo da casa onde ele filma e "apaixona-se". Ela não sabe a profissão dele, até ao fim do filme. É um filme contemplativo, parado, lento, que se arrasta demoradamente de plano para plano. Depressivo, cinzento, até que, subitamente, são introduzidos números musicais extravagantes, cómicos levados ao absurdo, para cortar o clima. Do primeiro ao último minuto está repleto de cenas de sexo, de sexualidade, não de sensualidade - longe disso - o mais metafórica e auto-destrutiva que pode haver. Tudo sumado o filme é uma masturbação mental do realizador, sem nada para dizer, nem história para contar, nem sequer imagens particularmente diferentes ou perturbantes, apenas uma tentativa de chocar, de ser oh-tão-intelectual, oh-tão-profundo, oh-tão-à-frente, limitando-se a ser oh-tão-chato. Parafraseando uma amiga, como pode um filme com tanto sexo ser tão monótono?

Há melhores maneiras de gastar duas horas de vida...


5 comentários:

laura disse...

a palavra era "aborrecido", mas monótono também serve, ehehe... só os chineses para transformar o sexo em algo que faz bocejar. e, nalguns casos, dormir ;))

Shyznogud disse...

arranjaram-mo em versão pirata e, ao ler-te, fiquei sem vontade nenhuma de lhe passar a vista em cima.

bolas de sabão disse...

eu adoro melancia...ou melhor, adorava até ter visto esta coisa. bem me arrependo de ter ficado até ao fim, é que tempo perdido já não se recupera...bolas!!!

polegar disse...

é no que dá armares-te em freak :P :P

MPR disse...

Há quem goste...