quinta-feira, fevereiro 07, 2008

3:10 to Yuma

James Mangold nunca foi um génio, mas a verdade é que sempre fez filmes relativamente sólidos, competentes. Walk the Line, Cop Land, Girl Interrupted, são alguns dos títulos que fazem parte da carreira deste realizador.
O Comboio das 3:10 é um remake do filme de 1957 com Glenn Ford. Conta a história de um fazendeiro pobre que escolta um perigoso ladrão, Ben Wade, que foi capturado, para o levar ao comboio das três e dez, que o levará para a prisão de Yuma. O gang Wade é que não dá descanso aos captures do seu lider, fazendo de tudo para o soltar.
Este western não é um clássico, não ficará no panteão do género ao lado de Rio Bravo ou Imperdoável, mas no entanto é um filme robusto, com dois grandes actores. Christian Bale e Russel Crowe fazem um duelo interessante, constroem dois personagens intrigantes cuja relação evolui lentamente, mas de uma forma inesperada.
Não é o western típico, as cenas de acção são bem conseguidas, o ar sujo e "real" não é novidade, mas funciona bem, no entanto o fundamental são as relações humanas, o encontro dos dois homens, o encontro do pai com o filho, questões morais, quem somos, como nos definimos e porquê.
Emocional, O Comboio das 3:10 passou completamente despercebido em Portugal, estando quase a sair da maioria das salas. É injusto. Está muitos furos acima da maioria dos filmes que passam pelos cinemas, foi inclusivé falada como sério candidato à temporada de prémios americana, promessa essa falhada, apesar de ter sido nomeado para 2 Óscares.
Uma boa aposta para os fãs do género, e não só.

Sem comentários: