sexta-feira, fevereiro 22, 2008

Juno

Surpresa na quantidade de nomeações, esta pequena comédia despretensiosa foi também uma surpresa de bilheteira: um modesto orçamento de 7 milhões de dólares já rendeu até agora 155 milhões a nivel mundial, e ainda a procissão vai no adro.
Mas o que é que Juno tem de tão extraordinário? É bem escrito, inteligente, Ellen Page é realmente muito boa (ela que foi genial em Hard Candy), mas nada justifica a histeria em torno desta fita.
Segue a história de uma adolescente "indie" que engravida sem querer. Em vez de abortar resolve levar a gravidez até ao fim e entregar o filho para adopção. Isto enquanto tem que lidar com pai, amigos e "namorado".
Jason Reitman, filho de Ivan Reitman realizador de Os Caça-Fantasmas, já nos tinha dado o irreverente Thank You For Smoking, sátira inesperada ao mundo do tabaco e principalmente dos mass media e gabinetes de relações públicas. Agora chega com Juno, que se aproxima mais da corrente dominante das comédias independentes americanas, como The Squid and the Whale, You, Me and Everyone We Know ou Little Miss Sunshine. Não tem o desepero destas últimas, aliás, para além de estar grávida, tudo mais parece correr bastante bem a Juno, e talvez por isso tenha feito click em termos de bilheteira. Não me vou pôr a adivinhar.
A verdade é que é uma comédia bem-disposta, bem escrita, bem representada, tocante, fora do comum. Um dos 5 melhores filmes do ano? Claramente um exagero, 4 nomeações para os Óscares e mais de 30 prémios já arrecadados? Não percebi porquê. Mas é uma hora e meia bastante bem passada.

1 comentário:

Anónimo disse...

Hum. Se é essa a tua opiniao sobre o Juno, e tendo em conta que ficaram "esquecidos" filmes como American Gangster, 3:10 to Yuma, Sweeney Todd, Charlie Wilson ou Eastern Promises, Estou MUITO curioso para saber o que tens a dizer sobre o Michael Clayton...

PS - Eu fiquei fã, já deves ter percebido. Do Juno e da Ellen - Não vi o hard candy mas tenho que tratar disso urgentemente.

Padrinho (claro).