quarta-feira, fevereiro 13, 2008

Away From Her

É daqueles casos raros. Venceu o Globo de Ouro para Melhor Actriz Principal (Julie Christie), categoria na qual foi vindo a ser premiado ao longo do ano, apresentando-se como o mais forte candidato a ganhar o Óscar nesta categoria. Está também nomeado para Melhor Argumento Adaptado. É dos filmes mais falados nesta época de prémios, e não estreou no cinema em Portugal. Não é uma questão de atraso, como no caso do No Country For Old Men (maior candidato à vitória do Oscar de Melhor Filme) que estreia depois dos Oscares, Longe Dela foi directo para video e vai passar nos TVCine já em Março.

Seja como for o filme está disponivel e quem tiver curiosidade em ver em acção Julie Christie tem agora a oportunidade.
Uma mulher, casada há 44 anos com um homem com quem partilha tudo, passado, vida, intimidade, o tipo de ligação que apenas o tempo e uma grande cumplicidade permitem. Até que ela fica com Alzheimer. A vida começa a desmoronar-se, na degradação de tudo aquilo que ela alguma fez foi, ou sentiu.
Longe Dela não é um grande filme, mas é uma história emocional (preparem os lenços), que recai única e exclusivamente nos ombros dos seus actores. É raro tal aposta, principalmente porque quase todos têm mais de 60 anos, mas resulta numa fórmula terna, intensa, desarmante até.
Quanto mais não seja faz um belissimo domingo debaixo da manta num dia frio...

Sem comentários: