segunda-feira, maio 19, 2008

Cashback

Sean Ellis realiza em 2004 a sua segunda curta-metragem acerca de um estudante de Belas-Artes quem incapaz de dormir por causa do fim do seu relacionamento, resolve arranjar um emprego noturno num supermercado, Cashback.
Em 2006 leva este grupo invulgar de pessoas para uma longa metragem com o mesmo nome que chega até nós.
Tenho sentimentos mistos quando a Bem-Vindo ao Turno da Noite. Por um lado é um filme em que se consegue ver a curta metragem e se nota os acrescentos feitos. Aquilo que tinha boas ideias de cinema, quase um poema sobre beleza e dor, pintado por um homem de coração partido que consegue ver as pessoas de uma forma única, transforma-se numa comédia excessiva com pouco ou nada a ver com o original. Custa-me ver uma boa curta ser transformada numa longa mediana e que perde tudo o que de bom a outra parecia mostrar. Por outro lado, se se tivesse mantido com apenas meia hora de duração, nunca teria conseguido ver esta obra que tem momentos verdadeiramente inspirados. É uma pena que não exista um espaço onde obras com menos de uma hora possam ser exibidas comercialmente...

2 comentários:

morfose disse...

Muito interessante.

Construiram aqui para estes lados um centro cultural todo catita, com direito a sala de cinema exclusiva para filmes independentes e curtas-metragens.

polegar disse...

muito catita, este filme...
vi-o no cine lençol no verão passado, numa noite quente do jardim príncipe real.