quarta-feira, julho 16, 2008

Fiat Lux - faça-se luz!


Foi ontem em Oeiras, no teatro municipal Eunice Muñoz, que subiu a palco Fiat Lux, espectáculo organizado pela Companhia de Actores, com miudos do bairro da Outurela.
Fiat Lux tem como base a Declaração dos Direitos Humanos... terá?

Quem são aquelas pessoas em palco? Quem é aquela gente que ali se encontra? Que raiva é aquela? Que atitude? Que energia?

Aqueles são os miudos para quem ninguém olha.

De repente estão ali, debaixo das luzes, dançam, cantam, representam, saltam, beijam. Mostram-nos, ao público, mostram-me, a mim, a sua fúria, um pouco até da sua alma. E como?

É aí que entra a Companhia de Actores. O trabalho do António Terra e de toda a equipa é extraordinário, com este grupo foram até agora três anos de trabalho, de preparação e esforço que, espera-se, tenha mudado estas crianças. Em palco deu corpo artístico, poético, às angústias, aos medos, aos anseios de todos, mas acima de tudo, deu-lhes esperança, deu-lhes vida.

Vê-los ali, ao telefone com Deus, a pedir ao mundo para parar, a pedir para desnascer, como diria José Mário Branco, é das coisas mais emotivas que se pode ver em palco, porque ali estão eles, ali são eles. Para logo a seguir gritarem "ao menos estou vivo" e virarem costas à sua própria mágoa.

Muita dança, muita luz, muita cor, música (trabalho fio condutor de toda a acção), muita dor, uma hora de sensações, de beleza.

Fiat Lux! Faça-se luz, no sorriso, na alegria, na força, ontem, de noite, a luz fez-se...

3 comentários:

ttf disse...

Ainda bem que gostaste!

É sempre bom perceber que foi relevante ao ponto de escreveres sobre isso!

Fico contente quando assim é. Mesmo. E acho que sabes porquê.

Vamos falando...espero!

Abraços

polegar disse...

retribuo o cumprimento que me deixaste a respeito da flash mob: e avisares as pessoinhas? :P

MPR disse...

Polegar, tens razão, falha minha.
ttf, falamos, sempre...