segunda-feira, julho 14, 2008

O fracasso do sucesso


Foi no sábado no Bar Alive em Santos, a última Performance Party desta temporada Hipócrita. Em três meses, três bares diferentes, três conceitos diversos, em três festas para angariar dinheiro para a nossa próxima peça e manter o grupo activo.

Tenho que tirar o chapéu à Silvia e à Sofia, as actrizes que organizaram esta trilogia de eventos, não foram só espaços diferentes e personagens diferentes em cada noite, na realidade cada festa teve uma ideia e uma personalidade própria, como se fosse autónoma, reservando surpresas e novidades mesmo a quem acompanhou as três.

Este dia 12 foi a vez de Casting Call: À Procura de Célio/a.

O conceito era simples, quem chegava ao bar estava a entrar para um casting, onde procurávamos a nova grande vedeta do momento. Depois de preencher os dados, de tirar as respectivas fotos, diversos professores ajudavam as pessoas a descontrair e prepararem-se. Numa sala à parte o casting era feito perante um júri, e o escolhido de cada grupo avançava para a zona final, uma pequena surpresa privada acessível apenas a alguns.

Pessoalmente foi a festa que menos gozo me deu. Fazia parte do júri e portanto aquilo que podia fazer com o meu personagem era muito limitado, inconparávelmente menos que das vezes anteriores.

Por outro lado, esta foi a festa com menor assistência. 87 pessoas. Pela primeira vez não passámos a barreira dos 100, ficando com menos 40% do que a primeira festa. É julho, as pessoas estão de férias, o Optimus Alive levou as restantes, e financeiramente ficámos a perder.

A questão é que, por aquilo que consegui perceber, esta foi a performance que mais gozo deu a quem assistiu. Ao serem mais incluídos no desenrolar dos acontecimentos, ao serem parte fundamental e terem que passar por várias fases, as pessoas realmente ficaram motivadas, perderam inibições e inclusivé trocavam perguntas e opiniões com completos desconhecidos, como se fizessem realmente parte de um grupo que ia prestar provas.

Ao menos isso.

Agora pausa para o Verão. Mas na próxima temporada estamos de volta, com a peça em Abril, muitos ensaios e novos eventos...

1 comentário:

polegar disse...

também teve, portanto, o seu pózinho de flash-mob ;)