segunda-feira, julho 07, 2008

Os Génios de 1991


Sairam os resultados dos exames de matemática do 12º ano, as notas são impressionantes:
  • Nos exames de Matemática B a média das notas subiu mais de 50%, passando de 7,5 para 11,4 valores este ano.

  • Nos exames de Matemática A a média subiu cerca de 32%, de 9,4 para 12,5 valores.
O que poderá ter levado a estes resultados tão extraordinários? O que terá levado a que apenas 7% dos alunos tenham chumbado num dos exames mais temidos de todo o ensino secundário?

Os professores são os mesmos, portanto não será de supor que tenha existido uma melhoria tão significativa, tão impressiva de um ano para o outro, mesmo que tenham redobrado o esforço, signifique lá isso o que significar.

A mui honrada ministra afirma (sem se rir) que apesar dos protestos generalizados de professores e da Sociedade Portuguesa de Matemática, que os exames não são este ano mais fáceis do que nos anos anteriores.

Só sobra uma hipótese: os alunos. Os jovens que estão no 12º ano este ano são muito mais inteligentes que os seus antecessores.

O que terá levado a este aumento exponencial da inteligência dos alunos? Não sei, mas suponho que as mais importantes universidades do país, e quiçá algumas estrangeiras, se preparem para fazer um estudo aprofundado sobre este assunto.
Aguardo ansioso, e estou certo que toda esta fornada de mais de 30000 alunos terão entrada directa em Harvard, Yale, Cambridge, MIT entre outras, visto que as faculdades de topo em Portugal não são suficientes para tanto brilhantismo.

5 comentários:

polegar disse...

eu cá acho que, seguindo a mui nobre tradução, foram os próprios senhores que se enganaram nas contas... ;)

polegar disse...

*tradução
lapsus digitus derivado de andar sempre às voltas com o mesmo...

polegar disse...

aieeee...
tradição, tradição

safa!

Fernando Vasconcelos disse...

O que é mais engraçado é que não há um único jornalista que se dê ao trabalho de demonstrar à ministra que esta melhoria num ano é estatisticamente impossível sem que isso signifique uma variação na dificuldade da prova.

André Patrício disse...

Eu cá acho que foi quem escreveu este post que se enganou nas contas. Os 'génios de 1991' só poderão demonstrar a sua genialidade mesmo em 2009. :)