quarta-feira, setembro 24, 2008

The Air I Breathe

O Ar Que Respiramos, título em português que resolveu acrescentar um plural ao título original, é a primeira longa metragem de Jieho Lee, um moço saído da Harvard Business School que virou cieneasta. A premissa é uma que foi popularizada por Paul Thomas Anderson no seu famoso Magnolia e reinventada por Paul Haggis em Crash, ou seja, reunir um conjunto de histórias que, apesar de inicialmente distintas, se entende que estão todas interligadas, até co-dependentes.

Apesar de não ser própriamente muito original o filme tem um início prometedor, a história com Forrest Whitaker é inteligente e suficientemente intrigante para nos manter interessados naquilo que viria a seguir. O problema é que o que vem depois é realmente fraco. O argumento está cheio de pontos sub-aproveitados e desenvolvimentos pouco credíveis. Tudo o que está ligado ao personagem de Andy Garcia é, no mínimo, exagerado.

O elenco recheado de estrelas é sem dúvida um chamariz, mas rápidamente se torna secundário, perante as histórias progressivamente mais monótonas.

O Ar Que Respiramos é apenas mais um filme que se perde na corrente, não tem nada demasiado bom, nem demasiado mau, apenas uma mediania da qual facilmente nos esquecemos.

Sem comentários: