quinta-feira, setembro 04, 2008

Mamma Mia!

Será dificil ainda hoje, encontrar alguém que não conheça pelo uma canção dos ABBA.
É este sucesso duradouro que levou a que fosse levado a palco um musical com músicas desta banda sueca.
Estreia hoje nas salas portuguesas Mamma Mia! a versão de cinema com um elenco de luxo encabeçado por Meryll Streep.
O filme é inteligente na forma como aborda a sua génese, os ABBA são dos grupos mais pirosos da história da pop mundial, como tal Mamma Mia! não se leva a sério, brincando e gozando constantemente consigo próprio, puxando os limites do kitsch ao extremo, usando e abusando de tudo o que são lugares comuns. As músicas e letras parecem ser também elas próprias uma paródia, mas não, os ABBA realmente escreveram aquilo.
Há momentos em que o filme se esquece daquilo que é e tenta levar um rumo mais dramático, erro brutal, nessa meia hora é capaz de levar à nausea qualquer um.
Mas rápidamente corrige o rumo, terminando em apoteose barroca, num histérico cómico, unico tom possivel para aquela banda sonora.
O elenco, encabeçado pela divina Meryl Streep (a única capaz de me arrepia ao interpretar The Winner Takes It All, ela não canta a música, ela representa a música e é fabulosa), é sólido, com Julie Waters e Christine Baranski a liderar o grupo, pelo menos em diversão, só peca pelas capacidades vocais de Pierce Brosnan que são horripilantes.


Qual é o problema desta comédia leve? Normalmente um musical tem um libretto, uma história que depois é musicada. Aqui parte-se de uma discografia sobre a qual se cola uma história. Que história? Nenhuma, não interessa, tudo é apenas uma desculpa para compactar o maior número possivel de êxitos dos ABBA por minuto de filme. Nada acontece, nada tem de acontecer, as canções sucedem-se a ritmo alucinante e pouco mais. Passando meia hora já não se aguenta. Nos EUA já saiu uma versão sing-along nas salas, onde a sessão se tranforma num enorme karaoke colectivo.

Mas o problema deve ser meu, o musical é um êxito há uma década e o filme tem acompanhado o sucesso.

1 comentário:

polegar disse...

hmmmm... agora fiquei com medo de ir ver. mas tem de ser. tem a Deusa ;)