segunda-feira, setembro 08, 2008

Tabú

Já saiu de cena no CCB, mas ainda consegui apanhar os últimos dias de Tabú, um espectáculo de novo circo da No Fit State, companhia conceituada do País da Gales.

É dificil errar num espectáculo de novo circo, até hoje não fui a nenhuma performance deste género reinventado que fosse um fracasso. Por isso este Tabú tinha um longo histórico ao qual se comparar.
O tema central do espectáculo é o medo.
O que é que assusta os membros da No Fit State, sabendo à partida que aquilo que me enche de terror não será exactamente o mesmo para alguém que ganha a vida a fazer mortais a 6 metros do chão.
O espectáculo decorre dentro de uma tenda onde o público está de pé a ter que andar de um lado para o outro enquanto os diferentes números se vão desenrolando.
Visualmente interessante, todo o percurso é carregado de energia, movimento, e um acompanhamento musical ao vivo verdadeiramente intenso.
Há no entanto alguns senãos.
Em primeiro lugar não se percebe quais são os medos que dão base ao espectáculo, eles são ditos, mas a maioria das vezes perdem-se no ruído de fundo. Os pouco que se percebem não têm ligação nenhuma àquilo que em seguida é apresentado.
Por outro lado sente-se por vezes demasiada histeria geral, confunde-se energia com descontrolo e o resultado é um espectáculo demasiado irregular, que se perde e desaproveita as capacidades dos diferentes performers. Falta ali um lider, alguém que lime as arestas e faça de Tabú um verdadeiro espectáculo memorável.
No final de contas o tempo é bem gasto, se bem que comparando com shows como Ola Kala ou Cirque Du Soleil fica uns furos abaixo.

Sem comentários: