segunda-feira, janeiro 12, 2009

O drama da época dos prémios

É sempre a mesma coisa, começa o ano e a época dos prémios cinematográficos arranca em força, culminando com os Oscares em Fevereiro. Este ano a lista de filmes com potencial é imensa, e pelo que me foi possível perceber, é um ano de luxo!
O único problema, falta de tempo para tanto cinema!


Slumdog Millionaire
O último filme de Danny Boyle (Trainspotting) conta a tocante história verídica de um rapaz de rua indiano que venceu o Quem Quer Ser Milionário? Cada passo da sua vida é uma pista para a resposta. Para já levou 4 Globos de Ouro, entre os quais Melhor Filme Drama.


Changeling
Se alguém ainda tinha dúvidas desfaça-as. Clint Eastwood é um dos maiores realizadores da actualidade. Changeling (A Troca) conta a história verídica de uma mãe (Angelina Jolie) em busca do filho desaparecido contra uma corporação de polícia corrupta. É absolutamente genial!


Gran Torino
Clint Eastwood não se contenta com um grande filme por ano. Precisa de dois. Esta história de um ex-soldado da coreia, velho e racista que se vê a ajudar a familia de coreanos que vive ao seu lado tem dado que falar. E no box office americano chegou a primeiro lugar esta semana.


Doubt
Vi em palco no Maria Matos esta peça vencedora do Pulitzer. Desiludiu-me. Agora tenho Phillip Seymour Hoffman em vez de Diogo Infante e Meryl Streep em vez de Eunice Muñoz. O texto é muito bom, dos actores nem se fala e o realizador é o dramaturgo e argumentista. Promete muito.


The Wrestler
O regresso de Mickey Rourke com um drama sobre um lutador acabado. A sua performance já lhe valeu um Globo de Ouro. As críticas têm sido positivas.


Vicky Christina Barcelona
O último Woody Allen é sempre um filme que quero ver. Aqui com Javier Bardem e Penelope Cruz em grande forma.


The Curious Case Of Benjamin Button
À primeira vista esta conto sobre um homem que nasce velho e vai ficando cada vez mais novo conforme o tempo passa seria um par perfeito para Tim Burton. Quem pega no elme é David Fincher, e o argumento está nas mãos de quem já nos deu O Informador, Munique ou Forrest Gump. Está tudo dito...


The Reader
Já tinha adaptado um livro ao cinema com sucesso, As Horas. Agora Stephen Daldry junta-se ao mesmo argumentista que adaptou essa obra para adaptar este The Reader, um drama intenso sobre o julgamento de uma mulher dos SS. Kate Winslet levou um Globo de Ouro para casa aqui.


Rachel Getting Married
Jonathan Demme deu-nos O Silêncio dos Inocentes. Agora regressa com um tema completamente diferente, a história de uma mulher que passou 10 anos em reabilitação e que vem passar um fim de semana a casa para o casamento da irmã. Ao que tudo indica intenso e tocante.


Revolutionary Road
Sam Mendes já nos deu o brilhante Beleza Americana e regressa agora à vida quotidiana da América suburbana emparelhando Leonardo DiCaprio e Kate Winslet. Ela levou o seu segundo Globo de Ouro para casa com este papel. Promete.


Defiance
Edward Zwick já nos habituou a épicos sólidos, foi assim com Glory, com Last Samurai e com Blood Diamond. Com este passado não há como não aguardar por Defiance, com Daniel Craig, uma história pouco conhecida de resistentes judeus durante a Segunda Guerra Mundial.


Frost/Nixon
É considerado um dos candidatos mais fortes aos Oscares este filme de Ron Howard (A Beautiful Mind, Cinderella Man) sobre a decisiva entrevista que David Frost deu a Richard Nixon. Um drama levado em ombros pelos dois actores principais Frank Langella e Michael Sheen. Escrito pelo autor de The Queen.


Milk
Gus Van Sant e Sean Penn são por si só motivos para ir ao cinema. Num filme sobre o primeiro politico gay a ser eleito numa altura de luta pelos direitos dos homossexuais, mais ainda. Com Sean Penn a ser falado como candidato ao Oscar...


The Visitor
Tem sido uma constante nas listas de nomeados dos prémios até agora. Sem grandes vitórias mas sempre uma referência. A história de um professor apagado que cria laços com um casal de emigrantes ilegais tem tudo para funcionar.


Valkyrie
Prémios não ganha, até porque Tom Cruise agora caiu um pouco em desgraça. Mas a história da tentativa falhada de assassinar Hitler está na minha lista para ver.


Happy-Go-Lucky
Mike Leigh de volta. Para mim é tudo o que preciso saber.



Last Chance Harvey
Uma leve comédia dramática sobre um homem que vai ao casamento da filha para lhe ser dito que ela quer que seja o padrasto a levá-la ao altar. Nada de muito especial. Depois vemos Dustin Hoffman e Emma Watson no filme, ambos nomeados para Globos de Ouro pelos seus papeis. E só isso já valia o bilhete.


Esta pequena lista é apenas uma amostra de tudo o que quero ver. Podiamos juntar aqui o Fome, o 4 Noites com Ana, o Il y a longtemps que je t'aime, o Veneno Cura e muitos mais... mas o tempo... o tempo não estica...

2 comentários:

Varandas disse...

O vício, pá, o vício este ano está mais forte que nunca! Vejo que não sou só eu que estou entusiasmado. Assim tenho com quem trocar impressões... Abraço!

polegar disse...

o tempo e o estupor do paulo branco, que me lixou o cartão da zon sem eu sequer ter aproveitado uma única vez...
tá mal!

[também quero ver "o rapaz do pijama às riscas"]