quarta-feira, julho 05, 2006

A Lula e a Baleia

Quando a geração do peace and love dos anos 60 chega ao poder e forma familia o descalabro da estrutura familiar começa.
A Lula e a Baleia, filme de Noah Baumbach, argumentista de The Life Aquatic With Steve Zissou, é um terno, provocante, dramático e hilariante retrato de uma separação numa familia intelectual americana em meados dos anos 80. Com Laura Linney e Jeff Daniels nos principais papeis, é a baseado na experiência pessoal do realizador (filho do escritor Jonathan Baumbach). Um filme arriscado desse ponto de vista, com uma visão agridoce, mas bastante crítica de todo o processo, que se torna um exemplo do fracasso da familia enquanto instituição, que se inicia naquela década: "Os teus colegas todos não têm os pais divorciados?"
A arrogância intelectual do pai, a devassidão da mãe, a sua própria falta de talento e plágio constante, e o descontrolo alcoólico do irmão mais novo, fazem parte de uma parafernália de confusas ideias, emoções e sensações que acarreta toda a experiência.
Vencedor do prémio para melhor realização e melhor argumento em Sundance, A Lula e a Baleia tem sido premiado em diversos circulos, incluindo uma nomeação para o Oscar de Melhor Argumento Original e 3 nomeações para os Globos de Ouro.

Um pequeno filme independente que prova uma vez mais que o cinema americano não se limita à idade mental de 4 anos, que está vivo, pulsante e capaz de surpreender.


4 comentários:

polegar disse...

já vi várias boas críticas a este filme... e tu devias profissionalizar-te nisto... sai-te bem porque dás vontade de ir ao cinema tirar as teimas :)

também sou da geração "mas os teus pais não são divorciados?!"... os momentos da quebra do antigo "sistema" marital são sempre um tema interessante.

MPR disse...

Obrigado. Já tentei, estive perto uma vez... mas não consegui... Mas se souberes de alguem que esteja à procura de um crítico avisa ;)

polegar disse...

combinado! :)

pinky disse...

este promete! vou vêr!..agora só uma questão..aceitas "discos pedidos"? ando há anos atrás do "Indochine" com catherine deneuve e não consigo apanhá-lo em lado nenhum, alguma sugestão?