sexta-feira, julho 14, 2006

Na Vida Real

Se há figura de proa na música portuguesa, que atravessou décadas, modas, fados e estilos foi Sérgio Godinho. Editando o seu primeiro album Os Sobreviventes em 1971 foi, de todos os cantores de Abril, aquele que mais evoluiu, mais se adaptou, mais mudou, mantendo-se no entanto fiel à sua música, aos seus ideais, a uma coerência que permite conjugar canções com 30 anos de diferença, numa harmonia perfeita em palco. Só assim se explica o misto de público jovem que se encontra nos seus concertos com aqueles que o acompanham desde a sua estreia.

Na Vida Real, album editado em 1986, marca um momento chave de mudança musical, de um ciclo que se tinha fechado com Salão de Festas. Sempre muito marcado pelos arranjadores e directores musicais com quem se liga, encontra neste album uma sonoridade urbana, moderna, poderosa, onde se encontram alguns clássicos como Lisboa que amanhece ou Pode alguem ser quem não é?
Pessoalmente, uma das minhas favoritas e por vezes esquecidas é Isto anda tudo ligado, onde Sérgio, pela boca de uma criança por nascer, se interroga sobre o mundo que o acolhe. Um letra sempre magistral e um som marcante...

5 comentários:

C. disse...

Pessoalmente, acho que o Sérgio Godinho anda muito underrated nos dias que correm... Letras excelentes, concordo contigo!

E a propósito, este "Isto anda tudo ligado" é muito, muito melhor que a versão com o Gabriel o Pensador, não?

MPR disse...

E acho que sim... Aliás O Irmão do Meio com raras excepções não me convenceu em relação às versões originais das musicas...

polegar disse...

que bom, que bom, que bom!

bolas de sabão disse...

:) mto bom... eu cá adoro O Irmão do Meio, fora algumas excepções...

deep disse...

Adoro Sérgio Godinho! É um "senhor", na música, em palco...
Tem um bom fim-de-semana.