quarta-feira, setembro 17, 2008

Before The Devil Knows You're Dead

Quando falo em Sidney Lumet apenas um filme me vem à cabeça 12 Homens em Fúria. Um pouco redutor para um cineasta com 60 anos de carreira e títulos como Dog Day Afternoon, The Network ou Serpico, mas o fabuloso filme sobre 12 jurados num julgamento de homicidio é para mim uma referência. Doze actores, uma sala e uma mesa com doze cadeiras, é tudo o que Lumet tem para contar uma história envolvente, tensa, entusiasmante, carregada pelos ombros de um argumento de ouro e de um conjunto de actores invejável, encabeçado por Henry Fonda, mas onde se destaca Lee J. Cobb, numa performance avassaladora de raiva e agressividade.
Antes Que o Diabo Saiba que Morreste é o último trabalho de Lumet, que tem sido bastante bem recebido, mas que me deixa com algum amargo de boca.
Contando novamente com um grupo invejável de actores, Phillip Seymour Hoffman, Ethan Hawke, Albert Finney e Marisa Tomei, Antes Que o Diabo Saiba que Morreste tem como base uma permissa interessante: dois irmãos resolvem assaltar a joalharia dos próprios pais, mas o plano acaba deseperadamente mal.

A montagem que salta constantemente do presente para o passado, vai revelando a intriga em diversos estados de diversos pontos de vista, numa abordagem pouco inovadora mas terrivelmente eficaz. Brutal, directo desde o primeiro minuto com uma cena de sexo bastante explicita entre Hoffman e Tomei, este filme não se coibe de apresentar quer a violência, quer os corpos, quer o intenso drama moral na sua forma mais crua, abrindo caminho para uma tragédia Shakespeariana.
O problema é que a falta de ritmo que atravessa toda a acção, sem agilidade a tensão não se desvanece, mas dilui-se um pouco pelo arrastar do tempo, que nos deixa sem posição na cadeira.
Existem também diversos temas laterais que são desnecessários e que nunca realmente se resolvem, como é o caso da filha de Hawke ou do irmão de um dos personagens que aparece mais no fim.
Pena é o desperdicio de Albert Finney, aquele pai não é explorado como devia, a sua relação com os filhos ainda menos, chegamos ao fim do filme a saber quase tão pouco sobre ele como no incio.

Antes Que o Diabo Saiba que Morreste é um projecto falhado, carregado de boas ideias, de bons executantes, mas que em última análise não consegue aglutinar todos os elementos positivos num filme coeso.

1 comentário:

Astor disse...

e tu? morreste?

:P