segunda-feira, abril 24, 2006

Intervenção!


É a semana do 25 de Abril que cola com o 1 de Maio já na próxima segunda feira. Semana de datas significativas, momentos e marcos fundamentais e que, para além dos feriados e celebrações adjacentes, devem ser um momento de reflexão. Aquilo que muitos de nós tomamos como garantido na verdade não o é, e mesmo dentro das liberdades agora adquiridas há muito para lutar, muito para mudar, muito trabalho que precisa ser feito. A luta por um ideal social maior, por mais justiça, mais equidade, pelo fim da descriminação racial, sexual, social, ou qualquer outra forma que ganhe, a recompensa baseada no mérito e não no compadrio, a protecção dos mais fracos, em suma a busca pela Igualdade, Liberdade, Fraternidade como dizem os franceses, ou pela Paz, o Pão, Habitação, Saude, Educação, como canta Sérgio Godinho, está ainda - e quiçá mais que nunca - na ordem do dia.
Como tal, a música desta semana tinha que ser uma música de intervenção. Escolhi Gabriel, o Pensador para fugir aos tradicionais cantores de Abril, já que os problemas que enfrentamos não são só nossos, mas pertencem a uma enorme comunidade internacional de gente de diferentes raças, cultos e credos. Aqui fica... Até Quando?

"Muda que quando a gente muda o Mundo muda com a gente
a gente muda o Mundo na mudança da mente
e quando a mente muda, a gente anda para a frente
e quando a Gente manda ninguem manda na gente!
Na mudança de atitude não há mal que não se mude nem doença sem cura
na mudança de postura a gente fica mais seguro
na mudança do presente a gente molda o futuro!
Até quando você vai levando porrada?
Até quando vai ficar sem fazer nada?"

4 comentários:

Astor disse...

Eu reflito durante o resto do ano e chego à conclusão de que quem era do momento continua a ser do momento.

Pouco ou nada mudou.

SGTZ disse...

falaste bem

pinky disse...

sabes q qt mais penso, qt mais vejo noticias, mas falo com gente de diferentes credos, culturas cores e preferências sexuais, mais chego á conclusão que enquanto os humanos forem humanos a igualdade é um conceito abstracto, um fim para o qual as pessoas individualmente trabalham, mas que duvido que algum dia se alcance na sua plenitude. mas desde que haja esse esforço contínuo há sempre esperança!

deep disse...

Era bom que o fim desta situação estivesse para breve, mas as nuvens estão cada vez mais carregadas...