É à meia duzia!

Nunca percebi a necessidade da utilização da dúzia, de uma designação especial para o número doze se sempre vivemos e trabalhamos num sistema décimal... É daquelas interrogações parvas que me assolam a mente sabe-se lá bem porquê... Mas hoje o numero seis ganha uma especial relevância... É à meia duzia, é cinco mais um, uma mão e um dedo, meio ano...

2 comentários:
Para nós é as seis da tarde, hora de sair do trabalho :))))
Forte abraço dos Alfinetes!
Não queria entrar em preciosismos, mas o sistema decimal é muito recente entre nós :)) e muitas são as medidas antigas que ainda usamos em expressões como a da dúzia, e que nós nem sequer nos apercebemos. Aliás... ainda hoje se podem comprar produtos medidos em sistemas que não o decimal.
De onde pensas que vem o dito popular "Amigo da onça"? Sabias que ainda há quem compre peles, não ao peso, mas à medida da área e a unidade desta é o "pé" (equivalente a 30,14 cm)? E os sapatos? Que número calças? 40, 41 ou 42... mas o que são estes números afinal?
Desculpa o desvio ao tema, mas tem piada quando pensamos que não há expressões populares sem significado, é preciso é descobrirmos qual é ;)
Espero que tenhas uma rápida recuperação ou... como dizem na minha terra
Boas melhoras!
Um beijinho
Enviar um comentário