quinta-feira, janeiro 24, 2008

Atonement

Depois de algum tempo arredado das salas de cinema, chega a altura de recuperar os filmes que foram ficando por ver, principalmente numa altura em que as estreias se multiplicam no meio da época dos prémios, que culmina, como sempre, com os Óscares.

Expiação é o primeiro dos multi-nomeados (vencedor do Globo de Ouro de Melhor Filme Drama) a estrear em Portugal. 7 nomeações para os Óscares, entre os quais Melhor Filme, prémio que sinceramente dúvido que vença. Daí não se devem extrair conjecturas para a qualidade do filme.

Joe Wright, realizador de Orgulho e Preconceito, filma este Expiação com uma subtileza, quase uma dança com a câmara, o espectador, os actores e os eventos, fazendo este melodrama deslizar sereno, crescendo nos ombros de ambiências, paisagens e actores que se entrecruzam na teia de uma história, sem ganhar protagonismo, sem o procurar, num equilibrio que facilmente seria quebrado. Keira Knightley é impecável e James McAvoy confirma-se como um dos mais interessantes novos talentos. Menção para o trabalho impressionantemente maduro da jovem Saoirse Ronan de apenas 13 anos.
Sem nunca resvalar para o sentimentalismo fácil, é no entanto um filme sentimental, mas inesperado até na forma como se revela e nos toca. Com uma banda sonora brilhante, onde os sons do dia-a-dia se fundem na melodia clássica que sublinha a acção, Expiação é sem dúvida um filme a ter em atenção, um drama tocante, um filme pleno.

2 comentários:

deep disse...

Já tinha lido qualquer coisa e fiquei curiosa. Com a tua sugestão, acrescento a vontade de ver.

Anónimo disse...

Até onde nos pode levar um engano, uma mentira, uma meia verdade...
Até onde podemos nós...