quinta-feira, junho 12, 2008

A festa continua


A selecção nacional de futebol de Portugal venceu a da Turquia. Quatro dias depois venceu a da República Checa.

Entretanto, houve um pequeno show no intervalo.

Greve dos camionistas em protesto com o preço dos combustiveis. Três dias de emoção concentrada, entre segunda e quarta-feira, com dramas humanos, mortes, ameaça de ruptura nas bombas de gasolina, um mini-pânico, prateleiras vazias no supermercado.
A ANTRAM, que foi contra o protesto, chegou a acordo com o Governo, um punhado de medidas avulsas. Os camionistas resolveram parar com a greve porque esiste "vontade clara e inequívoca demonstrada pelo Governo na resolução deste problema".

O país quase parou. O governo quase tremeu. O piquete quase funcionou. Quase pareceu que, por um momento, Portugal ia elevar-se acima do futebol e fado.

Hoje mesmo, a Galp voltou a subir o preço dos combustíveis.

A Galp obteve em 2004, 650 milhões de euros de lucros, em 2005, 863 milhões de euros, em 2006, 968 milhões de euros e, em 2007, 1011 milhões. Progressão que continuou no 1º Trimestre do ano com um crescimento de 32,8% face ao 1º Trimestre de 2007. Por seu turno, a REPSOL e a BP obtiveram, em termos de resultados líquidos, aumentos de 36,5%, e a BP de 63,4% face ao mesmo trimestre de 2007.

Mas que interessa? A Selecção venceu, deve voltar a vencer em breve e, como diz uma senhora vestida de verde e vermelho dos pés à cabeça, "Portugal não é um país assim tão pequeno..."

A festa, essa, continua...

Sem comentários: