segunda-feira, fevereiro 16, 2009

Doubt

Saí da peça de John Patrick Shanley com um sabor amargo na boca. Em maio de 2007 senti que Eunice Muñoz e Diogo Infante não faziam jus ao texto vencedor de um Pulitzer. A peça nunca me cativou e as performances foram banais.
A estreia deste Dúvida, baseado na peça, com argumento e realização do próprio John Patrick Shanley deixou-me entusiasmado, principalmente depois de conhecer o elenco.
Nos anos 60, num colégio católico, um padre progressista entra em conflito com a freira responsável. Ela, temida e respeitada, discorda dos métodos do padre jovem. Até que um dia a suspeita de pedofilia os lança em confronto directo.
Meryl Streep faz o papel de Eunice e Philip Seymour Hoffmam o que coube a Diogo Infante. Que diferença espantosa, como o texto ganha vida, como se descobrem novos sentidos e nova força nas palavras, em cada cena, cada diálogo. Apenas ver os dois em cena já merece pagar o bilhete, seja qual for o filme, e aqui excedem-se. Se juntarmos a isto um elenco de uma força soberba (4 nomeações para actores deste filme aos Oscares), temos um deleite para quem gosta de ver representar.
De resto Dúvida não é extraordinário, competente em todos os campos, seguro na realização Shanley, mas sem nenhum toque que o eleve acima dos restantes, que este ano têm sido abundantes em qualidade e número.
Mas o prazer de ver estas performances vale tudo...

Sem comentários: