segunda-feira, fevereiro 09, 2009

Slumdog Millionaire

Danny Boyle é desde Trainspotting uma promessa por cumprir. Os seus trabalhos têm variado do interessante (Sunshine), ao falhado (The Beach) ao completamente esquecido (Alien Love Triangle).
Este ano apresenta Quem Quer Ser Bilionário? e a onde de prémios não tem parado.
O filme segue a história de um rapaz dos bairros de lata da India que concorre ao famoso concurso Quem Quer Ser Milionário? Está a um passo de ser o primeiro vencedor do concurso quando é levado pela polícia sob suspeita de estar a forjar os resultados. Cada pergunta, cada resposta, é uma pequena história da sua vida, um passo para chegar até ali.
Quem Quer Ser Bilionário? (terrível titulo português para Slumdog Millionaire) está a ser ovacionado mundo fora como um clássico moderno. As críticas (excepto a portuguesa) têm sido impressionantes e tem sido distinguido em todo o lado, dos Globos de Ouro, aos BAFTA, sendo literalmente carregado em ombros até aos Oscares.
Tamanha unanimidade cria uma expectativa colossal em relação ao filme.
Gorada.
Quem Quer Ser Bilionário? é um filme carregado de energia, luz e cor, ritmo e inclusivé emoção. Uma história tocante, mas excessivamente ingénua, um olhar ocidental sobre uma Indía que nos é mostrada como um postal animado, uma visão folclórica de alguém que lhe é nitidamente externo.
Como produto de entertenimento funciona, as luzes piscam e os miúdos são queridos, as histórias são interessantes e é tudo tão pitoresco que se torna amoroso. Boyle tem destreza com a câmara e sabe construír uma narrativa apelativa.
Daí a ter 10 nomeações para os Oscares e ser aclamado mundialmente como o melhor filme do ano vai um passo de gigante.
Mas se a multidão aplaude, devo ser eu que estava distraído...

Sem comentários: