segunda-feira, fevereiro 02, 2009

Frost/Nixon

A corrida para ver todos os filmes fortes que estreiam continua. A época dos prémios é sempre tramada, são dois meses para apanhar os nomeados para os Óscares e todos aqueles que, mesmo sem serem nomeados, foram feitos a pensar numa hipótese de receber a estatueta dourada.
Este domingo vi um dos nomeados a Melhor Filme, Frost/Nixon.
Em 1977 o apresentador de talk-shows David Frost fez uma série de entrevistas de fundo a Richard Nixon. Este filme segue todo o processo, desde a ideia inicial até à concretização das mesmas, uma batalha entre um playboy televisivo e o monstro da política.
O tema parece redutor, apenas reservado a quem se interesse pela vida política americana da época.
Erro.
Frost/Nixon
é um filme soberbo, sem dúvida o melhor de Ron Howard.O realizador de Apollo 13, Cinderella Man e Uma Mente Brilhante consegue aqui um trabalho difícil, um equilíbrio entre o drama político, o lado humano e a investigação histórica.
Frost/Nixon está, antes de tudo, extremamente bem escrito. Um argumento construído com um rendilhado minucioso e detalhado sobre cada personagem e evento, num crescendo de tensão até ao confronto final.
Ron Howard cedo percebeu que o filme funcionaria ou falharia com base na performance dos seus dois rostos principais, e deu-lhes espaço para respirar, tirando o melhor proveito quer de Michael Sheen, quer de Frank Langella. Langella aliás - nomeado para o Oscar de Melhor Actor Principal - revela-se como um grande actor, algo que até hoje e em mais de 30 anos de carreira, me tinha escapado completamente. Absolutamente impressionante.
Foi este trabalho cuidado que tornou este Frost/Nixon num dos grandes filmes do ano, é este esforço dos actores e minúcia da realização que torna tão eficaz este embate, que nos permite descobrir e sofrer com cada um deles, que faz com que uma série de entrevistas nos deixe com um nó na garganta.
O filme tem passado ao lado do box-office com audiências diminutas, por isso apressem-se e não o deixem fugir.

Sem comentários: