sexta-feira, fevereiro 06, 2009

Para ter uma noção de escala


"CGD incorpora 1800 milhões de perdas do BPN
As imparidades e perdas detectadas pela actual administração do Banco Português de Negócios (BPN) elevam-se a 1800 milhões de euros, revelou hoje Norberto Rosa na comissão parlamentar de inquérito à nacionalização do BPN.

Este valor, anunciado pelo actual administrador do BPN, é pelo menos o dobro do que tinha sido detectado pela auditoria realizada a pedido da anterior gestão de Miguel Cadilhe."

O Estado, pela mão da Caixa Geral de Depósitos, acabou de encaixar com 1800 milhões de euros de dívida, numa altura de apertada crise financeira. Esse buraco é o dobro do que tinha sido detectado na auditoria realizada anteriormente. Deixa ver... O DOBRO!!!! Ou seja, os auditores, pagos a peso de ouro, deixaram escapar qualquer coisa como 900 MILHÕES DE EUROS DE BURACO QUE AGORA TODOS NÓS VAMOS PAGAR!!!!

Ok... vamos ter a noção das grandezas.
Vamos para os meus lados, do cinema.
Em 2008, o ICA (Instituto do Cinema e do Audiovisual) apoiou 51 filmes, dos quais 15 longas, 12 curtas, 16 documentários e 8 curtas de animação. Gastou nesse apoio 8,4 milhões de euros.
Ora bem...
Isto significa que o Estado encaixou com um rombo que dava para pagar 214 anos de todo o financiamento público que o cinema português recebe!!!! 214 ANOS!!!!!! Assim... de uma assentada...

Vou ali sentar-me e por a cabeça entre as pernas, que começo a ver tudo a andar à roda...

Sem comentários: