terça-feira, outubro 24, 2006

Cada dia mais...

Ontem foi aula física de novo, primeiros quinze minutos com extensões, alongamentos, abdominais. A seguir um exercicio no chão com movimentos de corpo, passagem para diversas posições (fetal, joelhos, numa constante evolução) e que vai ser repetido regularmente, como base para a criação (suponho) de uma elasticidade, coordenação, facilidade de movimentos, de alguma graciosidade, dentro do possivel.
Passo seguinte... passear. Andar, conhecer o nosso próprio andar, senti-lo percebê-lo. Mudá-lo agora, andar começando o pisar com os calcanhares, com a parte da frente dos pés, a parte de dentro e de fora, andar só sobre os calcanhares ou só em bicos dos pés. Regressar ao nosso andar e percebê-lo melhor. Ao som de ordens, mudar a emoção expressada enquanto se anda - alegria, ódio, tristeza, raiva, amor - a confusão instalou-se e não foi bem sucedido, mas o Bruno parecia já o esperar.
Voltar ao físico. Pares de tamanho e peso similar, pegar neles ao colo e caminhar com eles de várias formas diferentes, colo mesmo, ombros, pelas costas, subir sem impulso, fazer o pino com mãos no chão ou com cotovelos no chão, sempre sem impulso, sempre com o intuito de encontrar o próprio centro, o próprio equilibrio.
Por esta altura já destilava por todos os poros... descanso bem-vindo...
Segunda parte, surpresa, conhecer as posições de pés da Commedia dell' arte, quatro posições, que são as quatro posições base nas quais o ballet veio beber (e acrescentar uma quinta). Commedia dell'arte, teatro de improvisação criado no século XVI, muito marcada, de onde nasceram personagens tipicos como o Harlequim. Trabalhar sobre essas posições, mover, imaginar um momento, uma história, desenvolver o porte, a pose, o rosto, as mãos... adorei!
De novo voltámos às emoções, agora com mais calma, agora a procurar as motivações, correu bastante melhor.
Relaxamento final, demorado, aprofundado, de introspecção, reconhecimento do que é que correu bem e mal durante a aula.

Cada dia me surpreendo mais...

1 comentário:

pinky disse...

essas constantes surpresas, aquisição de conhecimentos, e de auto-conhecimento deve ser fantástico.
grande aprendizagem, enjoy it! ;)