sexta-feira, outubro 27, 2006

"A cultura, para mim, é uma merda!"

Cultura

do Lat. cultura

s. f.,
acto, efeito de cultivar.

do Al. kultur

s. f.,
desenvolvimento intelectual, saber;

utilização industrial de certos produtos naturais;

estudo, elegância;

esmero;

conjunto dos padrões de comportamento, das crenças, das instituições e de outros valores morais e materiais, característicos de uma sociedade;

civilização.


"Já foste vêr O Filme da Treta?" - assim começou uma conversa à hora do almoço que passou para o número de espectadores na sala (como é óbvio está a ser um sucesso) e resvalou para os subsidios dados ao teatro e ao cinema. As duas pessoas com quem almocei são absolutamente contra qualquer tipo de subsidio, acham que a lei do mercado deve imperar em todos os casos. "Pagar para quê? Para meia dúzia de gatos pingados fazerem o que querem? Façam na garagem lá de casa, mas com o meu dinheiro não!" - e os exemplos continuavam de sucessos em Portugal, O Crime do Padre Amaro, Filipe La Féria. Se não se pagam não devem existir.
Quando digo que não é possivel que todo o teatro e cinema português se auto-sustente, quando falo da consequência de toda a produção cultural se resumir aos êxitos imbecis ou às novelas, quando digo que há coisas, como a saúde por exemplo, que têm uma importância tal que devem ser preservadas para alem do mercantilismo, quando respondo que a cultura é a base nevrálgica de uma sociedade, um motor fundamental para o desenvolvimento social, intelectual, para o conhecimento, a abertura das mentes e das ideias, a descoberta de novas formas de estar e de vêr o mundo, respondem-me: "A cultura é uma merda!"

Aí está... uma merda. O "desenvolvimento intelectual, o saber, o estudo, a elegância" são uma merda.

E são estas opiniões de merda, generalizadas ainda por cima, que fazem com que Portugal esteja na cauda da Europa. Porque se a Cultura por si só é um fim a atingir, é algo que deve ser difundido e proliferar o mais possivel, é tambem preciso dizer que as coisas não são indissociaveis, que não é por acaso que as sociedades que são industrial, economica, social e financeiramente mais avançadas, aquelas que são consideradas o centro do mundo, são tambem as que culturalmente são mais vibrantes e inovadoras.

Porque em Sarajevo se tocava ópera no meio das bombas, e se a Jugoslávia era de longe mais desenvolvida que Portugal, a Sérvia e a Croácia estão rapidamente a ultrapassar-nos.

Porque com mentalidades assim não há forma do país sair da "merda"... e destas "conversas da treta"....

4 comentários:

Petui disse...

tenho o dvd!
Devias ver, vale pelo Johnny Deep que faz um papel fantastico, mas em relação ao argumento esperava melhor..

:)
mas gostei muito, muito!

Infelizmente deparo-me com pessoas dessas todos os dias quando digo que estou a estudar fotografia no ar.co.
"antes dinheiro para o futebol do que para a cultura, que é uma merda!"

Lcego disse...

Pertinete no dia em qua a Ministra da Cultura vem dizer que não há mais Capitais da cultura pra ninguém, porque até agora foram uma m...

Petui disse...

Desculpa o meu mau português. entendi o contrario.
mas é verdade. o melhor é mesmo o inicio e talvez o fim.
Tambem gosto bastante do trabalho dele, é um optimo actor!
Mas neste momento estou mais a flutuar num "pós-Marie Antoinette", que me deliciou!

polegar disse...

ah pois é, bebé...
é este o país que temos. é este o país qu e muitos merecem... para ficarem cada vez mais iguais, mais uniformizados, mais amorfos, mais acéfalos.

desculpa, dia comprido...