terça-feira, outubro 31, 2006

Quando tem o aspecto de, o cheiro de, e a consistência de, chamamos-lhe...

O blog www.freedomtocopy.blogspot.com publicou um post onde acusava Miguel Sousa Tavares de, no seu romance Equador, ter "muitas ideias parecidas e frases preacticamente iguais" a um livro intitulado Cette Nuit Noir de Dominique Lapierre e Larry Collins. Este artigo motivou uma crónica de MST no Expresso do passado sábado, não necessáriamente contrapondo as suas acusações, mas atacando os blogs, bloguers e principalmente o anonimato de que gozam.
A questão do anonimato parece-me, na realidade, uma falsa questão, as fontes anónimas são desde sempre usadas pelos jornais, mesmo quando (vide Casa Pia) estão em clara violação do segredo de justiça.
Para alem do mais não nos esqueçamos da possilidade judicial e informática de detectar os infractores e traze-los à justiça (a net não permite ao comum dos mortais o anonimato total).
Não nos esqueçamos tambem do espaço de liberdade que a internet pode ser, visto que a imprensa escrita é um espaço fechado, ao alcance apenas de alguns, e onde o direito de resposta nunca é automático, passando sempre pelo filtro editorial (nos blogs com comentários activados é imediato).

Mas o meu post (que deveria ser mini) não era necessáriamente sobre o anonimato na net.
O meu espanto é ter visto que o blog onde foi escrito o post que iniciou a polémica desapareceu e no seu lugar, com a mesma morada, está um blog dedicado a promover o livro em questão de MST.

Digamos que se vissemos este enredo num filme ficariamos com suspeitas...

1 comentário:

espantaespiritos disse...

vide no jornal público de dia 8.11.2006 como isso do anonimato na net é relativo.
charlie chiken... perdão... processa alguém que num blog faz humor à sua conta.
fica contudo a questão:
contra-informação? diz que é uma espécie de magazine?
eles podem? nós não?