segunda-feira, novembro 12, 2007

Elizabeth: The Golden Age

Em 1998, o filme de Shekhar Kapur Elizabeth foi das melhores surpresas que tive no ano. Principalmente pelo desempenho da, então ainda desconhecida, Cate Blanchett. A história era forte, visualmente bem filmado e a performance de Blanchett foi a melhor do ano (injustamente vencida no Oscar).
Quase uma década depois, a mesma equipa junta-se para Elizabeth - A Idade de Ouro, a continuação do primeiro filme. Desta feita estamos durante e era de Filipe, que ameaça Inglaterra com a sua Armada Invencível.
Para quê fazer outro filme? Kapur argumenta que não foi tudo dito no primeiro. É lógico. A vida de qualquer grande personalidade não se esgota em duas horas. Mas por essa lógica poder-se-ia sempre fazer segundas partes de qualquer biopic. Não chega. E na verdade o melhor teria ter deixado a rainha enterrada.
Cate Blanchett mantem-se ao seu melhor nível, parece que não consegue fazer um único papel que não esteja repleto de intensidade dramática. A fotografia é interessante, mas o problema é que Kapur não tem nada para dizer nem mostrar. Há Clive Owen, um Walter Raleigh convincente, há Geofrey Rush e Samantha Morton, mas não se notam. Há um filme de duas horas que parece ter três, um arrastar agonizante do tempo, sem que nada se passe e pouco se sinta. Há a sensação de dinheiro a rodos deitado ao lixo, principalmente na famosa batalha naval, em que pouco se percebe e o que se vê é irrelevante.
Elizabeth podia estar na idade de ouro, mas o filme é quanto muito de cobre...

2 comentários:

polegar disse...

chega a ser desesperante o senhor realizador em tripe onírica a perder todas as grandes cenas de interpretação por estar distraído. e o argumento, que podia ter tanto e afinal é quase nada mais que meia dúzia de trapos (lindos, sim) a adejar ao vento em câmara (muito) lenta.
ai, que dor de alma, que vontade de andar à cacetada aos câmaras para os posicionar no sítio certo. que vontade de reescrever o storyboard só para termos os pormenores certos, as intensidades certas, os personagens com a devida atenção.
bah humpf grrrr

Raquel Alão disse...

My feelings exactly... Que decepção...