quarta-feira, novembro 14, 2007

Rescue Dawn

O último filme de Werner Herzog ia-me escapando por entre as mãos. Em Lisboa está num punhado de salas, na maioria em horário limitado. No Monumental, por exemplo, já só tem uma sessão às 18h50.
Rescue Dawn - Espírito Indomável conta a história verídica de um piloto da Marinha americana que é abatido na sua primeira missão no Laos, no início da guerra do Vietname.
A temática "prisioneiro de guerra" já foi vista e revisitada em milhares de filmes, e o último esforço de Herzog não revoluciona o género. No entanto é interessante o olhar fechado, quase claustrofóbico, intimo que ele tem sobre os seus personagens (reais), sobre o seu lento decompor físico, não fruto de uma qualquer violência ou tortura, mas do passar do tempo e das condições de sub-nutrição a que foram submetidos. "A prisão é a selva" dizem entretanto, e descobrimos que é verdade. Pior que a prisão é a vida fora dela, no ambiente mais hostil que se possa imaginar.
Christian bale volta a ter uma performance de relevo. Tal como em O Maquinista, volta a trabalhar o seu corpo como se fosse plasticina, emagrecendo e degradando-se conforme o filme avança.
Forte, bem filmado, intenso, Rescue Dawn - Espírito Indomável não merece passar despercebido por entre a enchente semanal de estreias.

Sem comentários: