quarta-feira, janeiro 16, 2008

Charlie Wilson's War

Pois é verdade. Em 2007 os liberais americanos levantaram-se contra a guerra no Iraque, seja com reflexões políticas como em Lions for Lambs, denúncias pesadas como em Redacted ou nesta farsa baseada em factos verídicos de Mike Nichols, Jogos de Poder.
Segue a história do senador Charlie Wilson que, practicamente sozinho, armou os Mujahedin afegãos para expulsar os Russos (que invadiram o Afeganistão nos anos 80), contribuindo de forma decisiva para a queda do império soviético e do bloco comunista. Resta dizer que eu sei que tudo isto é mentira. Sei que foi o Rambo que sozinho deu cabo dos vermelhos, que eu até vi o Rambo III em 1988, na altura os bons e os maus eram outros, mas adiante.
Nichols constroi uma farsa muito inteligente, onde divaga sobre os bastidores do poder, a ligação entre a política, o dinheiro, os media, sobre a forma absolutamente surpreendente como se lida com as grandes questões mundias da actualidade, numa teia de favores, contactos e até bastante inguenuídade.
Carregado de nomes sonantes, Tom Hanks irrepreensível, Julia Roberts e mais um grande papel de Philip Seymour Hoffman, Jogos de Poder avança por uma linha onde o espanto e o sorriso andam de mão dada, num tecer com mestria de uma história, de um ciclo, de gargalhada até, sempre sublinhada pela tragédia subjacente: foram os mesmos mujahedin, armados e treinados pela CIA, que se viraram contra os EUA e são hoje desenhados como o demónio aos olhos do mundo.
A mensagem não é nova, mas o filme é belíssimo, divertido, contagiante. A não perder.

3 comentários:

laura disse...

Pois que podes ensinar um gajo a dactilografar, mas é mais difícil fazer com que lhe cresçam mamas... ;))))
Também gostei do "muve".

intruso disse...

é delirante, pois é...
:)

(nos ultimos dois filmes, o mike nichols esmerou-se...)

polegar disse...

muito jeitosinho, sim senhor. os duetos Seymour Hoffman - Hanks são fantásticos :)