segunda-feira, janeiro 07, 2008

National Treasure: Book of Secrets

Para abrir o ano é costume ir ao cinema. Ter um cartão de filmes tem imensas vantagens, nomeadamente o facto de se poder ir ao cinema as vezes que se quiser por um preço muito acessivel. Por outro lado, acaba por limitar as salas de cinema a que se tem acesso e, consequentemente, os filmes que se pode ver. A escolha de dia 1 acabou por recair em O Tesouro: Livro dos Segredos. Grande êxito nos EUA, que também não se está a portar mal no resto do mundo.

Costuma-se dizer: se me enganam uma vez a culpa é deles, se me enganam segunda vez a culpa é minha.
Eu vi o primeiro O Tesouro. Ir ver esta sequela foi, sem dúvida, pouco inteligente.
Não há muito que dizer. O filme está carregado de vedetas e de grandes actores: Nicolas Cage, Diane Krueger, Ed Harris, Harvey Keitel, Jon Voight, e até, sua majestade a rainha, Helen Mirren, mas todas elas, sem excepção, estão ali de mão estendida a ganhar o seu, sem convicção nenhuma no que estão a fazer, cheque para pagar as contas e siga para bingo. Na verdade como é possivel acreditar num argumento tão imbecil? O argumento e personagens saltam de sitio para sitio, entrando e saindo de todo o lado com a maior das calmas e à vontade, seja do Palácio de Buckingham, da Sala Oval, ou mesmo de um simples, ó tão fácil, rapto do presidente americano. Os argumentistas acham verdadeiramente que o espectador médio é atrasado mental, e tratam-nos como tal.
Mas se o primeiro filme já era mau porque é que eu insisto?

Mea culpa, mea culpa, mea máxima culpa...

3 comentários:

polegar disse...

adoro esse ditado:
fool me once, shame on you
fool me twice, shame on me :)

laura disse...

ouve lá, lá porque se tem um cartão, não é razão para ficar parvo, pois não? é que eu tb tenho cartão, mas ainda tenho os meus limites, mesmo que, em tempos, tenha achado muita piada ao Nicolau Gaiola...
Vai ver o Jogos de Poder que é bom... mas...O Jesse James... Hum... tem os seus momentos...

Fernando Vasconcelos disse...

Errar é Humano. Perseverar no erro diabólico. Eu confesso que em relação a este tipo de filmes que eu chamo de QI < 0 não me consigo chatear. Quando vejo um deles já sei ao que vou e quero mesmo que me tratem como um atrasado mental ... Ainda só vi o primeiro. É a mesma coisa com os livros que chamo de aeroporto ... QI =0 nesse caso - ainda se tem que saber ler no caso, no cinema basta ver os bonecos.