segunda-feira, janeiro 28, 2008

Yerma

A ANIMATEATRO - Associação de Teatro e Animação do Seixal, existe desde 2001, e tem desenvolvido um trabalho em Amora, no Seixal, de promoção e divulgação teatral, que conta já com diversos projectos e uma dinâmica constante.
Numa pequena loja transformada, no local mais insuspeito, está a sede da ANIMATEATRO, com apenas 32 lugares, normalmente lotados, é a prova que a vivacidade e a criação teatral, não são exclusivos de Lisboa e Porto.
Yerma é a sua última produção, a peça de Garcia Lorca é levada a palco em tom minimalista, tal como teria que ser naquela sala, com as limitações e dificuldades que uma pequena companhia sempre apresenta. Limitações de espaço e financeiras, mas não limitações em termos de espectáculo.
Se há uma coisa que uma peça numa sala tão pequena e com cenário tão despojado faz, é colocar o foco de toda a acção nos actores. Estamos a meio metro deles, tudo se vê, tudo se ouve, tudo se sente. A fasquia é, naturalmente elevada, e foi maioritariamente ultrapassada. Haveria pormenores a afinar, principalmente na direcção de actores (Yerma não devia estar tão chorosa logo de início, mas sim uma evolução mais acentuada da tristeza), mas no geral é uma peça forte, bem construída, com uma temática intensa e que nos prende desde o início. Há talento escondido nos locais mais insuspeitos, que tristemente passa despercebido. Só está em cena até 3 de Fevereiro, e merece uma visita a quem se disponha a descobrir novos terras para o Teatro.



Yerma
de
Federico Garcia Lorca

Encenação, Tradução e Adaptação do Texto
Ricardo G. Santos

Elenco
Lina Ramos
João Zhoraide
João Ascenso
Claudia Palma
Catarina Lourenço
Nicole Santos
Marta Pessoa
Tânia Sacramento

Vozes Gravadas
Patrícia Moreira
Rita Araújo

Cenografia/Guarda Roupa
Joana Gomes

Imagem Gráfica
Luis Mileu

Composição Sonora
Paulo Mendes

Assistência Técnica
Nuno Santos

Produção
Animateatro
Praceta José Maria Vieira, Loja 4 A - Amora
2845-478 Seixal
Telefones 212254184/72
Fax 212254172
email animateatro@gmail.com
http://www.animateatro.org

Preço: 3,5€

3 comentários:

ttf disse...

Tem, pelo menos, dois actores de quem gosto muito:

João Zhoraide e, claro, João Ascenso!!

MPR disse...

Eu vejo o João Ascenso sábado à noite aqui e domingo à tarde no Tivoli... É o que se chama perseguir o homem...

polegar disse...

lolol
fico contente! si! encantador!

obrigada. e diz que voltarão em finais de Abril, depois de uma pequena digressão, mas desta feita ao palco do Carlos Paredes, em Benfica...
bem merecem essa maravilhosa casa de bonecas ;)