segunda-feira, abril 28, 2008

Indie Report - My Blueberry Nights

Abertura do Indie deste ano. O tempo disponivel para visitar o festival é reduzido, mas mesmo sem grande assiduidade, há um ou dois dias que não queria deixar passar. A ver vamos.
Cerimónia de abertura com cocktail incluído. Da recepção inicial pouco há a dizer, uísque e cerveja, ponto final.
O filme escolhido para abrir as hostilidades foi o último de Wonk Kar Wai, My Blueberry Nights, o autor de 2046 e Dísponivel Para Amar, dá assim o seu primeiro passo em direcção ao ocidente, com actores ingleses, num filme co-produzido por franceses, passado nos EUA.
Nem cinco minutos são precisos para reconhecermos o toque do cineasta chinês, o uso da côr, os enquadramentos expressivos, a fotografia soberba, uma mise-en-scéne fabulosa, se bem com o uso excessivo da câmara lenta. Em termos de actores, My Blueberry Nights excede-se, Jude Law, Natalie Portman e Rachel Weisz são brilhantes como de costume, mas o destaque vai mesmo para o personagem de David Strathairn, um polícia alcoólico de antologia. É aqui que Norah Jones, no papel principal, se revela um erro de casting. Inexpressiva, morna, sonsa, fica a milhas do resto do elenco.
O problema é que o filme, apesar das suas forças, não consegue construir uma narrativa coerente. Parece uma montagem de 3 curtas, interessantes, mas inconsequentes. No final fica um sabor a pouco, My Blueberry Nights é uma promessa que o argumento nunca concretiza. Bonito, bem representado, mas inócuo em última instância.

1 comentário:

polegar disse...

a "Norah sem sal Jones" devia era ser recambiada para a terra das canções e trancada lá... Wai, mas o que é que passou na cabeça do senhor Wong? [não resisto a um trocadilho fácil, peço desculpa aos intelectualmente mais avançados]

e sem um croquetezito, um pastelinho de bacalhau para uma pessoa ensopar as jolas...?! a minha mãe ficaria muito indignada. festa que é festa tem de ter pastel de bacalhau!

estes indies, estes indies...