quarta-feira, abril 30, 2008

Onde Vamos Morar


Há textos que nos conseguem seduzir logo desde as primeiras linhas.
Confesso que quando vou ver os Artistas Unidos, vou munido de uma desconfiança alimentada por algumas experiências recentes menos conseguidas. Injusto talvez, que não vi todas as peças do grupo (Stabat Mater foi uma das falhas maiores) e já por outras vezes fui agradavelmente surpreendido. Quando resolvi ir ver Onde Vamos Morar fui motivado por apenas uma coisa, o regresso de Sérgio Godinho aos palcos.
Logo de início, este texto fragmentado de José Maria Veira Mendes é sedutor. Faz um jogo inteligente com as palavras, as emoções e expectativas, em diálogos, quase monólogos, de gente perdida - Tenho de comprar um mapa de jeito. Pensava que me lembrava das ruas, mas nada. Esta cidade engana. - desalentada, triste, mas com um humor, um sentido de ironia que nos faz encarar aquelas vidas com um misto de surpresa, sorriso e angústia.
Sérgio Godinho tem sido, como seria de esperar, o centro da comunicação mediática da peça. Acaba por se revelar algo injusto, numa peça que tem tanto mais. A sua performance é sólida, terna até, um homem perdido na solidão da idade, mas ele não é a vedeta, é um elemento mais num elenco coeso (como deve ser). O elenco é soberbo (com raras excepções) com um enorme aplauso para um trio de Pedros, Pedro Carmo que abre a peça e destroi qualquer desconfiança que eu pudesse levar, Pedro Lacerda, num tom de tragi-comédia excelente, e Pedro Gil que fecha com chave de ouro este trio. Quem passa despercebida, mas tem um sorriso e uma presença que ilumina o palco, é Cecília Henriques, que merece olhar atento. O elenco funciona como um todo, sem que se note a presença ou o destaque excessivo deste ou daquele elemento, dando espaço e tempo para todos terem o(s) seu(s) momento(s).
No final, coisa que não fazia há muito naquele espaço, aplaudi de pé.
A não perder.



Onde Vamos Morar
Artistas Unidos

De: José Maria Vieira Mendes
Encenação: Jorge Silva Melo
Interpretação: Andreia Bento, Cecília Henriques, Pedro Carmo, Pedro Gil, Pedro Lacerda, Sérgio Godinho e Sílvia Filipe
Cenário e Figurinos: Rita Lopes Alves

Até 11 de Maio 2007
Quarta a Sábado - 21h30, Domingo - 17h

Artistas Unidos
Convento das Mónicas

Travessa das Mónicas
Telefone: 961 960 281
http://www.artistasunidos.pt/
info@artistasunidos.com

2 comentários:

Astor disse...

a minha experiência leva-me a desconfiar MUITO dessa companhia.

epá, e eu vi muitas vezes essa cambada.

morfose disse...

Muito interessante.

Vim aqui parar através do Polegadas. :-)