quinta-feira, fevereiro 26, 2009

Amsterdão


Primeira visita à Holanda, primeira visita a um dos destinos favoritos de muita gente Amsterdão. A pequena capital à beira mar, desde há séculos um dos mais importantes portos da Europa não me desiludiu. A primeira coisa que me chamou a atenção foi simpatia geral de um povo aberto a outras culturas, aberto a visitantes. Toda a gente sem excepção, do condutor do autocarro, ao empregado de balcão no supermercado, fala inglês, independentemente da sua etnia ou idade. Encontrei mais gente a falar inglês (correctamente) do que em Nova Iorque por exemplo.
A cidade é pensada para as pessoas. As suas ruas, os canais, a arquitectura, a preocupação com os transportes públicos, com os caminhos dedicados a bicicletas, os parques, os museus, as lojas, tudo é pensado à escala humana e para os habitantes. É fácil sentirmo-nos bem ali, perdermo-nos nos espaços públicos e deambular.
A maior surpresa é o ter encontrado, finalmente, um local fora de Portugal onde se bebe uma boa bica. Sim, um espresso, a dois euros claro, mas em todo o lado se encontra uma bica muito muito boa!
Há óbviamente as curiosidades habituais, o red light discrict com as suas montras, sex shops e live sex shows, e as vérias coffeeshops onde a parafernália de drogas se multiplica perante os nossos olhos, mas isso nada mais é que o reflexo de uma cidade onde a liberdade e o bem estar individual são o mote.
Uma visita incontornável.

2 comentários:

Merchi disse...

... great city

alien aboard disse...

ya sdds d la tar...ah e kuanto às coffeshops eskece la ixo td mt caro mais vale ires ao mercado d flores e comprares umas sementes d axe e planta-las em casa se fores um bom hortifloricultor até compensa bastante lol