quinta-feira, outubro 19, 2006

E café ao sol? Não?

Café ao sol... podia referir-me a um desejo inconcretizavel nesta semana de chuva constante e que leva a episódios caricatos como a rega contínua dos miseros canteiros relvados ao pé do meu emprego debaixo de uma tempestade diluviana... e ainda nos dizem para poupar água...
Mas não... não se refere a um sonho de esplanada à beira-mar com trajes mais soltos e esguios e uma temperatura bastante mais amena, mas sim à aula de ontem.
Depois do relaxamento inicial tivemos que nos situar num espaço conhecido, onde nos sentissemos bem, protegidos, à vontade, a interacção com uma pessoa nesse espaço era pedida. A seguir pegar em café, chá ou sumo e interagir com eles nesse espaço, escolhi café... bebi-o, senti-lhe o gosto, o calor, a reacção no corpo.
Segunda parte, e ainda com o clima de relaxamento inicial, sentir o Sol. O nosso corpo estava ao Sol, senti-lo na pele, mudar de posição, perceber o que é que esta exposição nos faz ao corpo. Quem vai comigo à praia sabe que não sou de estar muito tempo ao sol, começa a queimar, entro na água, seco-me e vou para a sombra. Ali, naquela sala, de noite e com chuva lá fora, não havia sombra, e o Sol era implacavel. Tornou-se quase insuportável... tivemos então que perceber que emoção era aquela que estávamos a sentir e materializa-la numa pessoa... as surpresas da mente não param... para mim foi inesperado quem se formou à minha frente.
Intervalo... a tempo...
Segunda parte da aula numa regressão ao passado, ventre da mãe, bébé, criança, primeira injustiça e primeiro momento de alegria de que nos conseguiamos lembrar.
Relaxamento final e... até segunda...

Uma coisa que é fundamental nestes exercicios é o tempo que demoram... estamos tanto tempo dentro de um mesmo estado que ele, lentamente, se insinua nos poros do corpo e nos invade... É uma sensação estranha...

Sem dúvida são aulas diferentes... e a quarta sensorial promete enormes surpresas para quem participa...

2 comentários:

polegar disse...

muito stanislavskiano... aproveita muuuito! absorve tudo. quando criares uma personagem vai-te valer de tanto..

pinky disse...

bemmmmm isso quase parecem aulas de terapia em grupo.... mas lá que devem fazer bem devem, deve-se aprender muito sobre nós mesmos o que é sempre bom!