segunda-feira, março 12, 2007

Dreamgirls

Ontem à noite fui ao cinema. Sendo domingo e tendo companhia alargada, resolvi escolher um filme que fosse levezinho, que entretesse, e que não precisasse de grande dor de cabeça para ser apreciado. A escolha recaíu sobre Dreamgirls. Foi bastante premiado, tem uma recriação de época que me pareceu interessante, a música que ouvi ficava no ouvido, os últimos dois trabalhos do realizador, Bill Condon, foram muito interessantes (Kinsey e Gods And Monsters) e ainda riscava mais um filme da lista dos Oscares.

Os primeiros vinte minutos pareciam confirmar que a decisão era acertada, o filme fluía sem problemas, os fatinhos eram giros, e a história envolvente. Foi então que tudo mudou. Em vez de cantar apenas em palco, os personagens acharam por bem cantar em todo o lado. O filme deixou de ser sobre uma banda de música, para ser um musical. Pessoalmente eu gosto de musicais, achei o Chicago interessante, mas deixo-me fascinar particularmente pelos clássicos, de My Fair Lady a Mary Poppins. Já Dreamgirls é um absurdo. Não é um musical, mas sim um interminável teledisco, as músicas encadeiam-se com pouco diálogo e quase nenhuma acção entre elas, ao ponto do desespero. É como as cut scenes dos filmes normais com música por cima. Quando, por exemplo no Rocky, se vê o boxeur a treinar, a levantar pesos, a correr, a esmurrar pedaços de carne com uma melodia a pontuar a acção, estas cenas servem para fazer correr o tempo. Dreamgirls é uma hora e meia deste tipo! Não há pachorra! É canção atrás de canção, não nos interessa o que se passa, quem fica ou quem parte, quem vive ou quem morre, apenas queremos que aquilo acabe. E aquele happy-ending forçado, é de bradar aos céus.
Rapidamente se esquece os valores de produção, a melodia, ou o trabalho de actores (que aliás não é mau mas também não merece o aplauso todo que recebeu), apenas queremos que acabe. Felizmente acaba... eventualmente eles calam-se...

3 comentários:

polegar disse...

eeeeek! obrigada pelo aviso.

eu já estava naquela do "tenho de ver para perceber tanta loucura à volta do filme"... then again... no ;)

Rui Fartura. disse...

olá.. olha já fiz como me disseste mas a música apenas aparece no meu perfil.... queria que aparecesse e começasse a tocar como no teu =x

[[]]

Rui Fartura. disse...

ahahahha já tá =)

obrigado rapaz

ehehehhe


já agora.. nunca vi esse filme a não ser pequenos trailers... de qualquer modo achei bastante interessante mas não é do tipo de filmes que aprecie mas para o género é muito bom.