segunda-feira, março 26, 2007

The Painted Veil

O improvável casamento entre uma rapariga mimada da alta-sociedade e um médico bacteriologista em meados dos anos 20, abre caminho para a solidão e a infedelidade. The Painted Veil é um filme sobre a descoberta do outro, do amor, de si próprio. Baseado no romance de Somerset Maugham, desenrola-se na China, em 1925, numa aldeia do interior onde existe um surto epidémico de cólera, e para onde o Dr.Fane se voluntaria a ir, apenas para castigar a mulher pela sua traição. Dirigido por John Curran, realizador de pequenos filmes independentes, este é no entanto o projecto de Naomi Watts e Edward Norton, que são, para além das vedetas, os dois produtores do filme. Lento, pautado, com a necessária construção suave, é uma fita que se sustém num trabalho de actor cuidado, em paisagens deslumbrantes, mas principalmente numa noção exacta do que a história precisa em termos de tempo, espaço e fôlego para crescer. Intimista mas com uma escala épica, simples mas estruturado, duas pessoas mas com um país em ebulição que faz tanto parte daquela relação como qualquer dos dois. The Painted Veil é uma visita a um mundo frágil de emoções, de uma beleza arrebatadora.

4 comentários:

laura disse...

há dias fui ver "O véu pintado", julgo que a sessão era às 22h, no Monumental... inevitavelmente, ir a uma sexta feira a estas horas dá nisto: adormeci mal começou o filme... volta e meia fui acordando, mas pensei... "que se lixe, já que estou a perder o fio à meada, vou mas é dormir!" acho que não ressonei, mas a verdade é que perdi o filme todo (bom, houve uma parte em que acordei e vi o edward Norton nu, mas nem isso me fez passar o sono, lol... Bom, a vantagem de ter o Medeia card é que posso ir rever o filme, desta vez, com 4 cafés em cima ;))

pinky disse...

é de facto um dos filmes mais bonitos e tocantes que vi nos últimos tempos!

Anónimo disse...

Vi de tarde este filme...não só pela história original, pelos actores, pelas paisagens belas de morrer...toda a envolvência deste belíssimo filme faz valer a pena a Sétima Arte.
Grande filme...um filme poético, uma viagem interior de redescoberta do EU.

: )

Vim à procura de imagens sobre este filme e assim parei aqui no teu blog.

Saudações em fio aqui da Teia.

Ana A. disse...

Olá mais uma vez...
Também vi o filme e gostei. Pareceu-me que os tempos foram aquilo que me mais marcou a história. Os exactos momentos em que tudo se desenrola.
Gostei.