sexta-feira, maio 18, 2007

Breach

Em 2001 foi preso o agente do FBI Robert Hanssen, acusado de vender segredos de Estado aos soviéticos ao longo de mais de 20 anos, sendo o responsável pela maior quebra de segurança da História dos EUA. Pouco mais foi que uma punição, visto que estava a poucos dias de se retirar, e incapaz de continuar a vender seja o que for. No entanto, devido à extensão enorme dos danos que causou, esta foi uma prisão de extrema importância.
Quebra de Confiança é o filme que conta os dois meses que precederam a detenção. Realizado por Billy Ray, que tinha anteriormente feito Shattered Glass e escrito o thriller com Jodie Foster Flightplan - Pânico a Bordo.
Curiosamente não é o típico thriller, não se baseia em conspirações, tiroteios, nem grandes cenas de acção, é antes um estudo sobre a relação que se cria entre um jovem iniciado no FBI, que tem como missão servir e espiar Hanssen e esse agente, um homem maduro, muito inteligente, profundamente religioso, controlador, mas ao mesmo tempo perturbado. A presa acaba por fascinar o seu caçador, sem saber que está a ser caçada. É um filme de actores, sem grandes vedetas. Chris Cooper, conhecido por papeis secundários (venceu o Óscar nessa categoria em 2003 por Adaptation) faz um Hanssen tenso, mas carregado de nuances, de entoações, de pequenas subtilezas. Já Ryan Phillippe, sempre com a carinha bonita de rapazote, aguenta-se bem, sem brilhar, como tem feito habitualmente.

Hábil, bem filmado, inteligente, merece a visita por quem seja fã do género.

Sem comentários: