sexta-feira, maio 04, 2007

Sunshine

Missão Solar é o muito controverso novo filme de Danny Boyle, autor de Trainspotting, mas também de pequenas desgraças como A Praia ou 28 Dias Depois.

Daqui a 50 anos a Terra está congelada num Inverno Solar. A nossa estrela está a morrer e uma nave espacial é enviada para o Sol, transportando a bordo uma bomba nuclear, na tentativa de o reanimar.

Sunshine não é um filme de ficção científica. É um estudo sobre o comportamento humano quando confrontado com circunstâncias extraordinárias e isolamento total. É um filme de personagens e vive em torno da sua evolução, as suas fobias, ódios e fé.
Sem se basear nos efeitos especiais é, no entanto, uma viagem visual, uma epopeia através das cores, sons e elementos, Terra, Água, Fogo e Ar, que se insinua no espectador, envolvendo-nos com a sua beleza, mas também com a angústia de quem sabe dirigir-se para uma força que não compreende e que o ultrapassa completamente, no fundo é o reencontro com Deus.
O problema, é que apesar de tudo, o filme se fundamenta numa premissa pouco credível, uma nave espacial que voa literalmente até ao Sol, e a desde o primeiro minuto vai testando a nossa capacidade de acreditar. Os buracos de argumento, do ponto de vista científico, são mais que muitos, e somos confrontados com situações que são complicadas de engolir. Existe um termo em inglês chamado suspension of disbelief, é uma teoria segunda a qual o público está disposto a acreditar naquilo que lhe é mostrado, não analisando os erros factuais ou as limitações técnicas, quando assiste a uma obra. O problema é que existem limites para essa "suspensão de descrença" e quando o limite é ultrapassado, toda a obra se desmorona. Este filme está na fronteira. Para mim, esse limiar não foi cruzado, mas é fácil compreender se outras pessoas sintam que há coisas que pura e simplesmente são excessivas.

1 comentário:

laura disse...

eu gostei bastante de "sunshine", achei-o muito bonito em termos visuais... saí da sala com um sorriso, mas também alguma inquietação quanto à condição humana...