sexta-feira, julho 20, 2007

À Manhã


À Manhã é a última produção do Teatro Meridional, estreado no S.Luiz e agora reposto na sala de origem da companhia.
Com o mundo rural Alentejano como fundo, José Luis Peixoto escreveu esta peça, que se enquadra que nem uma luva nos projectos recentes da companhia, como por exemplo Por Detrás dos Montes.
Cinco personagens encontram-se numa aldeia envelhecida, têm o peso dos anos em si, o passar moroso do tempo pelas veias. "A gente tem-se uns aos outros e mais nada", dizem entretanto, resumindo uma vivência feita de solidão, isolamento, num local que fica progressivamente mais deserto. À Manhã é uma história de afectos, de sentimentos e da procura do outro, de si próprio, de um passado que não existe senão nas pregas da memória, que o embeleza e constroi, deixando na boca o amargo da memória. O que o Meridional nos traz é também o encontro com uma região esquecida, na verdade nós somos os outros, aqueles que deixaram as aldeias para não voltar, em palco estão os nossos pais e avós. Uma das marcas do Alentejo é o seu léxico, como de todas as regiões do país, e aí a peça é primorosa, recuperando o Verbo falado e apresentando-o em palco, numa marca que se está lentamente a esquecer.
Erguer este projecto sem uma grande equipa de actores é impossivel. Carla Galvão, Tânia Guerreiro, Pedro Diogo e Romeu Costa são exemplares, transfigurando-se nas velhas figuras que deambulam nos espaços à nossa frente, mas o destaque tem que ir para Carla Maciel. Deslumbrante. Aquela pequena mulher, intriguista, irritante, mas cómica, solitária, é das construções teatrais mais memoráveis que alguma vez vi.
Um espaço cénico eficaz, com uma utilização acertada de luz e som para criar ambientes, À Manhã é um espectáculo soberbo.
O Teatro Meridional está lentamente a firmar-se como uma das melhores companhias de teatro de Lisboa. Pessoalmente é já a minha favorita.



À Manhã

Teatro Meridional

Encenação: Natália Luiza e Miguel Seabra
Dramaturgia: Natália Luíza
Interpretação: Carla Galvão, Carla Maciel, Tânia Guerreiro, Pedro Diogo, Romeu Costa
Espaço Cénico: Rui Francisco
Adaptação ao Espaço Cénico e Figurinos: Marta Carreiras
Música Original: Fernando Mota

11 a 29 de Julho de 2007

Quarta a Domingo 22h

Preço: 12€ (existem diversos descontos, perguntar na bilheteira)


Teatro Meridional
Rua do Açucar, 64
1950-009 Lisboa
Telefone: 218 689 245
Fax: 218 689 247
www.teatromeridional.net
teatromeridional@teatromeridional
.net

3 comentários:

polegar disse...

foste apanhado! told ya! ;)

ttf disse...

Ora bamo lá ber...

Concordo com quase tudo!

Para mim, sim, é o melhor projecto teatral de Lisboa. Fico-me por Lisboa porque não me sinto com informações suficientes para o colocar no topo a nível nacional!

Concordo até com a imagem escolhida...mas porque a minha escolha se mantém (à semelhança do que sucedera com o Por Detrás dos Montes) em Carla Galvão! Confesso...sou fã. Aquela actriz não existe.

Nota: Vou lá voltar e ver segunda vez...

Manel disse...

Parece-me que há aqui material para começar a pensar num clube de fãs. Do Meridional e da Carla Galvão. I'm in! :)

Se bem que a Carla Maciel, neste espectáculo, também é de cair para o lado. Aliás, as mulheres deste À Manhã, sem desprimor para o ti estragão e o ti vladimiro, são absolutamente maravilhosas.