quarta-feira, setembro 19, 2007

2 Days in Paris

Julie Delpy ficou mais conhecida entre nós depois de fazer dupla com Ethan Hawke em Antes do Amanhecer, e mais recentemente Antes do Anoitecer (continuação do primeiro uma década depois).
Este 2 Dias em Paris é o seu segundo filme como realizadora e é o seu bébé, ela escreve, realiza, produz, monta, compõe músicas, canta e é a actriz principal desta comédia\drama romântica.
Um designer americano hipocondríaco e uma fotógrafa francesa histérica passam dois dias em Paris depois de terem tirado dez dias de férias em Veneza, antes de regressarem a casa, em Nova Iorque.
As influências de Woody Allen são mais que óbvias, Adam Goldberg tem os tiques todos de Allen e Delpy faz de Diane Keaton do início ao fim. Óbvia também é a influência dos dois filmes que referenciei no início, com o casal a falar sobre a vida, amor e sexo.
O problema é que Delpy não tem nada a dizer a não ser que os franceses são um povo sem o mínimo de sensibilidade nem maneiras, que falam de sexo como quem discute o tempo, sem pudor nem noção do privado. Toda a gente que está numa relação sofre horrores, mas antes sofrer a maior parte parte do tempo do que estar sozinha. E pronto.
Tudo o mais é inconsequente, tanto faz, é uma sucessão de banalidades mais ou menos imbecis, que pouco ou nada interessam, num arrastar penoso do tempo até ao happy ending despropositado.
Se Delpy só é capaz disto, deve manter-se como actriz...

Sem comentários: