terça-feira, setembro 04, 2007

Mysterious Skin

A verdade é que não conhecia o trabalho de Gregg Araki, realizador californiano com 20 anos de carreira mas apenas um punhado de filmes em carteira. A partir de agora vou estar atento.
Mysterious Skin - Pele Misteriosa conta a história de dois rapazes ligados por algo que lhes aconteceu na infância. Um deles, perdeu a memória de algumas horas e convence-se ter sido raptado por extra-terrestres, procura a ajuda do outro para conhecer o seu passado.
Mysterious Skin é um filme surpreendente, não por ter um argumento carregado de reviravoltas e curvas apertadas, mas pela forma inesperada com que aborda temas como pedofilia, homossexualidade ou prostituição sem as julgar, nem cair nos clichés do género. É um filme poderoso, intenso, sem o intuito de chocar, belo no seu olhar sobre as pessoas que retrata, que são, pelo menos, imperfeitas.
É um filme cru, directo na imagens e vivências que transmite, triste até à medula, mas com um fundo de esperança, sempre o rasto que sublinha a vida, afinal ainda há algum amor para receber. Os personagens de Mysterious Skin são assim, sofridas, doridas, mas amadas.
Com um papel memorável de Joseph Gordon-Levitt, Mysterious Skin é um filme que não merece passar despercebido no vazio das salas de cinema.

1 comentário:

laura disse...

perturbante e um dos melhores que vi nos últimos tempos. irrepreensível, a presença de joseph gordon levitt.