terça-feira, setembro 25, 2007

Música da Semana

É terça-feira, dia de mais uma canção semanal.
Quando vi a Ópera do Malandro em Lisboa (há 3 ou 4 anos talvez?) houve uma canção que me ficou na cabeça. Contava a história de uma prostituta (naquele caso dava a entender prostituto) que, apesar de repudiada pela vila, se vê em situação de salvar o povoado do ataque de um guerreiro estrangeiro. Se há uma coisa que gosto nos textos é que me transmitam imagens através de processos simples ou inesperados. É o que acontece aqui, com a descrição inicial da vida da mulher e também no final da noite "ela se virou de lado, e tentou até sorrir." É uma descriçaõ directa até, mas cria-me na cabeça a imagem de um corpo tortuado, o pequeno alívio de se mover e o esforço tremendo que é o sorriso, mas ao mesmo tempo, é esse sorriso que mostra como ela se sente depois de tudo ter acabado. Eu sei que é simples, mas este tipo de escrita diz-me muito. É um conto de ingratidão e de sofrimento, com uma bela letra (e música) de Chico Buarque, que aqui vos deixo na versão original dos anos 70, cantada pelo próprio Buarque: Geni e o Zepelim.

1 comentário:

bolas de sabão disse...

:) é uma música única. não me canso de ouvi-la.